Trump X Fed: como isso mexe no seu bolso
O que o presidente dos EUA, Donald Trump, quer são juros mais baixos no país. Isso faz a economia crescer, e os dividendos políticos são sempre bem-vindos. Mas o que isso significa para o Brasil e para o mundo?
Para entender o que está em jogo, é preciso saber que juros mais baixos nos EUA reduzem a demanda por títulos públicos americanos. Consequentemente, a demanda por dólares cai mundo afora, pois você precisa da moeda americana para comprar esses títulos. Isso faz com que o dólar perca força. No Brasil e em qualquer outro lugar, isso reduz os preços das importações, já que as notas verdes são a moeda franca das transações internacionais.
O Efeito Brasil
A baixa nos preços das importações, por sua vez, pressiona a nossa inflação para baixo. Isso é bom para nós, certo? Sim, mas há um porém. Com uma inflação mais controlada, cresce a expectativa para que os juros comecem a cair por aqui também. Isso pode ser bom para a economia, mas há um risco: se os juros caírem muito rápido, a inflação pode sair do controle novamente, e o único remédio será aumentar os juros ainda mais tarde.
Independência é fundamental
Mas por que Trump quer tanto influenciar a política monetária do Federal Reserve (Fed), o banco central americano? A resposta está na independência. O Fed é independente para que o combate à inflação não fique refém da política. O presidente dos EUA não pode demitir diretores do Fed, a não ser que haja um crime cometido. Trump, no entanto, usou esse expediente para demitir a diretora Lisa Cook, membro do Fomc, o “Copom” americano. Acusou-a de mentir num financiamento imobiliário para pagar prestações mais baixas; um crime financeiro.
Se Trump consegue substituí-la, vai nomear um diretor que vote por cortes maiores nos juros, como ele deseja. Mas isso pode ser péssimo para a economia global. Se os juros caírem muito rápido, a inflação pode sair do controle, e os países terão que pagar um preço alto mais tarde. É um jogo de risco que pode ter consequências graves para a economia global.
O que isso significa para o futuro da economia global? Apenas o tempo vai dizer. Mas uma coisa é certa: o jogo de poder entre Trump e o Fed é uma questão séria que mexe com nossa economia e nossa vida cotidiana.