Nova fábrica em Pindamonhangaba vai dobrar produção de transformadores e consolidar ainda mais o Brasil como líder em transição energética.
A Hitachi Energy começou a construir uma fábrica de transformadores em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, no dia 27 de agosto de 2024. O investimento de US$ 200 milhões vai impulsionar a produção de equipamentos estratégicos para a rede elétrica, impulsionando a transição energética no Brasil. Com a previsão de conclusão em meados de 2028, a fábrica deve ter um impacto econômico direto na região do Vale do Paraíba.
Investimento Estratégico
A fábrica representa um movimento estratégico para o Brasil e para a geração de empregos, segundo Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento. Além disso, Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, destacou que a planta será fundamental para ampliar linhas de transmissão em um cenário de expansão da demanda energética. A localização estratégica de Pindamonhangaba, próxima a portos e aeroportos, também foi mencionada pelo secretário de Desenvolvimento de São Paulo, Jorge Lima, como um fator essencial para exportações.
No evento “Conexão Hitachi Energy – A nova era da eletricidade”, cerca de 220 pessoas participaram, incluindo representantes do setor elétrico, executivos e autoridades. Ricardo Piorino, prefeito de Pindamonhangaba, destacou que a chegada da multinacional japonesa vai fortalecer a economia local e atrair novas empresas. Já o deputado estadual André do Prado classificou a instalação como um marco para o crescimento regional.
Transição Energética
Durante o painel “Jornada para a COP30”, especialistas reforçaram a importância da iniciativa privada na transição energética. Elbia Gannoun, CEO da ABEEólica, destacou que o Brasil precisa aproveitar sua matriz renovável para avançar na eletrificação. Wilson Ferreira, presidente do conselho da Matrix Energia, lembrou que o setor elétrico é modelo de estabilidade para outros segmentos da economia. Venilton Tadini, da ABDIB, apontou que clareza em investimentos de longo prazo é essencial para garantir segurança ao setor.
Glauco Freitas, diretor da Hitachi Energy no Brasil, reforçou o compromisso da empresa em atuar por uma transição justa e acessível, alinhado às metas da COP30, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA). O Brasil precisa de R$ 278 bilhões em infraestrutura em 2025, com a iniciativa privada prevista para investir 72% para evitar colapso em energia, transporte e saneamento.
