Mostra Ecofalante leva cinema, debate e realidade virtual à COP30
A América do Sul está preparada para uma das maiores discussões globais sobre o meio ambiente da década, e, para marcar a presença nessa luta, o evento mais importante do setor vai estar presente na COP30 em Belém. A Mostra Ecofalante de Cinema, que é um evento audiovisual exclusivo que destaca questões socioambientais da região, irá realizar uma programação diversificada ao longo de 15 dias, em que o público poderá assisti-los, em exibições, debates e mostras nos estados, na TV e online.
Cinema e tecnologia para inspirar mudanças
Entre as exibições marcantes, destaca-se a mostra de realidade virtual, chamada Ecofalante Apresenta Realidade Virtual na COP30. O evento ocorrerá, no Sesc Doca, de 7ª a 21 de novembro, com entrada gratuita. Durante as exibições, é possível assistir a experiências imersivas que abordam a Amazônia, os povos indígenas e aos impactos causados no ambiente pelas ações humanas. As obras incluem Amazônia Viva, criada por Estevão Ciavatta, uma viagem em 360° pela região do Tapajós, além de cinco curtas em VR do cineasta Tadeu Jungle, com filmes como Fogo na Floresta, e Rio de Lama.
Uma voz forte na luta pela justiça climática
A Mostra Ecofalante também irá participar da programação da COP30, na chamada Blue Zone, com o debate “Narrativas nas Telas: Cinema, Mídia e Vozes Indígenas e Negras na Luta pela Justiça Climática e Contra a Desinformação Climática”, marcado para 18 de novembro, às 14h30. Nesse debate, estarão presentes o influenciador Tukumã Pataxó, o ator e dramaturgo Adanilo, e cineastas renomados, como Samara Borari, Estevão Ciavatta, Joyce Cursino e Samara Assunção.
TVs públicas e parcerias para ampliar o alcance
Além da programação presencial, o espectro da Mostra Ecofalante será ampliado através de parcerias com emissoras públicas, como a TV Cultura. A TV Cultura exibirá, aos domingos de novembro, uma faixa especial, chamada Mostra Ecofalante, que apresenta documentários de destaque sobre povos indígenas, mudanças climáticas, além de lixo e economia sustentável. Alguns títulos incluem Floresta — Um Jardim que a Gente Cultiva, criado por Mari Corrêa, e Sob a Pata do Boi, de Márcio Isensee e Sá.
Experiências para todos os tipos de público
A TVE Bahia também é parceira, apresentando a série especial Mostra Ecofalante de Cinema: Especial COP30, em seus dois primeiros fins de semana de novembro, mostrando filmes recentes, como Escuta: A Terra Foi Rasgada, e Fé Pelo Clima, de Pedros Carcereri. E outro destaque é a parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que realiza a itinerância “Mostra CTV Ecofalante: A COP é Aqui”, de 1º a 21 de novembro.
A Mostra Ecofalante não é apenas um evento, e sim uma plataforma poderosa para mudanças, uma oportunidade de discutir e se aproximar da realidade do nosso planeta e do seu poder de transformação.