Inauguração da Transnordestina é adiada de última hora após veto do Ibama
A aguardada inauguração da ferrovia Transnordestina, que ligaria o interior do Nordeste ao litoral do Ceará e de Pernambuco, foi adiada no último momento. A decisão é resultado de uma licença de operação do Ibama, documento essencial para que o trem de cargas pudesse realizar sua primeira viagem. Segundo a Transnordestina Logística, responsável pelo projeto, a ausência da licença foi o motivo oficial da suspensão do evento que estava marcado para a sexta-feira (24/10/2025).
A Ferrovia Transnordestina: um sonho de décadas
A Transnordestina é uma das obras mais emblemáticas do setor de transporte no país. Lançada em 2006, a ferrovia foi planejada para ter 1,7 mil quilômetros de extensão, ligando Eliseu Martins (PI) aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). Inicialmente, o investimento era estimado em R$ 4,5 bilhões, com conclusão prevista para 2010. No entanto, o cenário é bem diferente de hoje. O custo do projeto saltou para R$ 15 bilhões, o traçado foi reduzido para 1,2 mil quilômetros e a nova previsão de entrega é 2029.
A importância da licença do Ibama
O Ibama confirmou que pendências técnicas e documentais impediram a liberação da licença. Segundo o órgão ambiental, ainda há falhas no processo de licenciamento, incluindo a ausência de um programa de gerenciamento de riscos e a falta de uma manifestação do Incra sobre a passagem da ferrovia por terras quilombolas. Essas exigências precisam ser resolvidas antes da emissão da licença definitiva.
A suspensão do evento pegou de surpresa gestores e autoridades que acompanhavam o cronograma. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional havia confirmado a viagem inaugural até a quarta-feira (22/10/2025), quando o governo do Piauí anunciou a suspensão.
A expectativa da transição
A viagem inaugural da Transnordestina estava marcada para conectar Bela Vista do Piauí em direção a Iguatu, no Ceará. Isso marcaria um novo capítulo na história da infraestrutura ferroviária brasileira. A Transnordestina Logística havia preparado um trem de cargas que seria operado pela Rumo, considerada a maior operadora ferroviária de cargas do Brasil. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o evento estava previsto para reunir gestores, autoridades e especialistas do setor, que esperavam marcar o começo de uma nova era no transporte rodoviário no Nordeste.
A suspensão do evento não significa o fim dos planos para a Transnordestina. A Transnordestina Logística e governos estaduais precisam resolver os pendências técnicas e documentais para poder solicitar novamente a licença do Ibama. Enquanto isso, a expectativa é de que o projeto seja finalmente concretizado em 2029, como previsto.