Familiares das vítimas da tragédia no Ninho do Urubu divulgam carta de repúdio após absolvição dos réus: “Impunidade”
Um novo capítulo da tragédia no Ninho do Urubu. A Associação dos Familiares de Vítimas do Incêndio do Ninho do Urubu (Afavinu) lançou uma carta reagindo à decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que absolveu em primeira instância todos os réus no processo criminal envolvendo a tragédia que tirou a vida de 10 jogadores das categorias de base do Flamengo em 2019.
“Um novo baixio para nossas almas feridas”. A Afavinu afirma que a decisão é uma “grave afronta à memória das vítimas e ao sentimento de toda a sociedade”. As famílias dos jovens mortos não podem acreditar que a justiça não tenha sido feita. Os adolescentes que perderam a vida dormiam em contêineres improvisados, sem alvará adequado, com indícios de falha elétrica, grades de janelas que dificultavam a saída e outras condições de insegurança.
A absolvição dos acusados sob o argumento de que não se conseguiu individualizar condutas técnicas ou provar nexo causal penalmente relevante reativa o sentimento de impunidade. “A decisão judicial, ao não reconhecer a responsabilização penal, representa uma falha grave do sistema de justiça em seu papel pedagógico – e como tal, reforça em nós o dever de mobilização civil para fortalecer os mecanismos de fiscalização, transparência e responsabilidade em espaços de formação de jovens”, afirma a carta.
A Afavinu está decidida a continuar a luta pela justiça. O grupo acredita que a decisão será revista nos órgãos de recurso e pressiona por medidas para tornar obrigatórias auditorias frequentes e manutenção preventiva em alojamentos de atletas em todos os clubes do País.
“A memória dos jovens não será silenciada”, diz a Afavinu. “Eles tinham sonhos, sonhavam em vestir a camisa do Flamengo. Eles tinham um futuro por diante, e nós não podemos permitir que isso seja esquecido.”
A carta da Afavinu é um apelo a todos os que se sentem abalados pela decisão do TJ-RJ. “Vamos continuar exigindo dos órgãos de fiscalização e do poder público que implementem medidas eficazes para que algo semelhante nunca mais aconteça.”
A luta pela justiça e a memória dos jovens mortos no Ninho do Urubu continua, com todos os familiares e torcedores do Flamengo juntos.
