De sucesso nacional a alvo político: por que o Pix, febre no Brasil, entrou na investigação aberta por Trump?
O Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, mudou o jogo no mercado nacional e conquistou o mundo. Com 93% da população adulta do Brasil utilizando o serviço em seu dia a dia, é fácil entender por que ele chamou a atenção do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Além da tarifaço, o Pix foi incluído em uma investigação sobre práticas comerciais nocivas às empresas norte-americanas.
O segredo do sucesso
A tecnologia brasileira revolucionou o mercado de pagamentos em pouco tempo e hoje é considerada uma referência global. Segundo Sebastian Fantini, diretor de produto do Ebanx, uma das chaves do sucesso do Pix está no modelo gratuito, fácil de usar e disponível em qualquer horário. “Isso foi fundamental para incluir mais de 70 milhões de brasileiros no sistema bancário”, destaca Fantini.
Com mais de 70 milhões de usuários, o Pix não apenas conquistou a população brasileira como também se expandiu para negócios. Hoje, 42% das operações são de pessoas para empresas. O sucesso do serviço, no entanto, trouxe resistência de empresas que oferecem outras formas de pagamento. Elas enxergam no Pix uma ameaça.
A Meta, por exemplo, sentiu isso quando o WhatsApp Pay foi suspenso em 2020 pelo Banco Central e pelo Cade. A medida acabou favorecendo o uso do Pix. Mais recentemente, foi a vez do ITI, conselho que representa big techs e bandeiras de cartão de crédito, reclamar ao USTR, órgão norte-americano que conduz a investigação aberta por Trump.
Uma tecnologia única
O Pix nasce digital, com grande foco em transferências de pessoa para pessoa. Mas ele também se expandiu para negócios. “O modelo é único”, afirma Fantini. “O Pix não substitui cartões, boletos ou transferências. Na verdade, a tecnologia complementa o ecossistema de pagamentos.”
Hoje, o Pix permite transações em várias frentes. As operações podem ser realizadas em qualquer horário e em diferentes plataformas. A popularidade do serviço não é surpresa para os especialistas. O executivo do Ebanx destaca que o Pix tem características que o tornam único e inovador.