Com 15 milhões de carros vendidos em 2024, o Brasil tem um dos maiores mercados de usados do mundo — mas ainda não tem certificação confiável que garanta segurança ao comprador

Com 15 milhões de carros vendidos em 2024, o Brasil tem um dos maiores mercados de usados do mundo — mas ainda não tem certificação confiável que garanta segurança ao comprador

Com 15 milhões de carros vendidos em 2024, o Brasil tem um dos maiores mercados de usados do mundo — mas ainda não tem certificação confiável que garanta segurança ao comprador.

No Brasil, a procura por carros usados é cada vez maior, e 2024 foi um recorde: mais de 15 milhões de veículos foram vendidos no ano. É um mercado em expansão, mas com um grande obstáculo: a falta de uma certificação confiável que garanta a segurança do comprador. De acordo com J.R. Caporal, CEO do Grupo Auto Avaliar, essa é a principal desafio que o mercado de seminovos e usados enfrenta no país.

A necessidade de uma certificação padronizada

A certificação de carros usados é uma prática comum em mercados maduros, como os dos Estados Unidos e Europa. O objetivo é garantir que um veículo revendido tenha passado por inspeção rigorosa, foi recondicionado com padrões confiáveis e tem um histórico claro. No Brasil, essa cultura ainda não está presente em todas as transações. Em vez disso, muitos compradores priorizam o preço sobre a qualidade, o que pode resultar em problemas após a compra.

A falta de uma certificação padronizada limita o pleno desenvolvimento do mercado de seminovos e usados, impedindo que ele atinja seu verdadeiro potencial. Além disso, taxas de juros elevadas em financiamentos de usados e uma oferta elevada de veículos mais antigos também são um desafio. O executivo ressalta que a certificação deve iniciar com uma seleção rigorosa dos veículos, escolhendo apenas modelos que atendam a padrões confiáveis.

O impacto da crise de confiança no mercado

A falta de confiança no mercado de seminovos e usados é um problema de longa data. Muitos compradores se sentem desprotegidos e acabam fugindo da compra de um veículo usado. Isso resulta em uma menor procura, o que pode prejudicar a economia. A certificação de carros usados pode trazer mais segurança ao consumidor e elevar a margem de lucro e a credibilidade dos revendedores.

Segundo dados apresentados, a comercialização de veículos usados ou seminovos em 2024 foi um record. Porém, a falta de uma certificação nacional consolidada é um obstáculo significativo no Brasil, diferente de outros mercados nos quais programas de certificação reconhecidos são valorizados pelo consumidor. Com uma cultura priorizando o preço sobre a qualidade, o mercado de seminovos e usados enfrenta entraves na valorização da qualidade, e depende fortemente de preço e volume.

A solução para esse problema pode estar na implementação de um sistema de certificação padronizado, que garanta a segurança e a qualidade dos veículos usados. Isso pode levar a um crescimento saudável do mercado e a uma maior satisfação dos compradores.

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