CNI Alerta: Custo Brasil Consome 20% do PIB e Ameaça Competitividade
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) emitiu um alerta preocupante: o chamado “Custo Brasil”, conjunto de entraves que encarecem o funcionamento das empresas brasileiras, consome nada menos que 20% do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com uma pesquisa da entidade, esse valor equivale a todo o gasto da máquina pública com servidores públicos em 2025, mostrando a magnitude do problema. O levantamento, realizado pelo Instituto de Pesquisas Nexus, ouviu 1.002 empresários de pequenas, médias e grandes indústrias de todas as regiões do país. Os resultados revelam um cenário desafiador, com fatores estruturais obstáculos à competitividade nacional.
Tributos e mão de obra: os maiores vilões
Entre os principais obstáculos apontados, os empresários destacaram o pagamento de tributos (70%) como o principal vilão do “Custo Brasil”. A dificuldade para encontrar mão de obra qualificada, mencionada por 62% dos entrevistados, ocupou o segundo lugar da lista. Outros obstáculos mencionados foram a dificuldade em obter financiamento para os negócios (27%), a insegurança jurídica e regulatória (24%), e a falta de competitividade justa (22%).
A pesquisa também destaca outras dificuldades enfrentadas pelas empresas, como o acesso a insumos básicos (20%), a dificuldade em inovar (14%), a precariedade da infraestrutura (12%), o acesso a serviços públicos (10%), a baixa integração internacional (4%) e dificuldadess para abrir, retomar ou encerrar negócios (3%).
Custo Brasil afeta os consumidores
Consequências do “Custo Brasil” vão além dos lucros das empresas: a pesquisa apontou que 77% dos empresários acreditam que esse conjunto de fatores aumenta os preços finais pagos pelos consumidores. Essa percepção é ainda mais forte no Nordeste, onde 93% dos entrevistados respondem afirmativamente.
A CNI lança nova campanha para combater o “Custo Brasil”
A nova campanha “Custo Brasil”, lançada pela CNI, busca dar visibilidade ao impacto desses problemas na rotina das empresas e na vida dos consumidores, além de propor soluções para superar as ineficiências. Para o presidente da CNI, Ricardo Alban, a campanha traz à tona a necessidade de enfrentar as dificuldades estruturais do país. Segundo ele, “Todos os anos, jogamos fora mais de 20% do PIB brasileiro por não resolvermos dificuldades estruturais, como tributos, financiamento, qualificação de pessoas e infraestrutura”. A iniciativa busca mobilizar a sociedade e o poder público para encontrar soluções e garantir um ambiente mais favorável para o desenvolvimento econômico do Brasil.