O projeto trem de alta velocidade que vai mudar a forma de se deslocar entre Rio e São Paulo
O Brasil está de olho em um projeto inovador que promete reduzir drasticamente o tempo de deslocamento entre duas de suas maiores cidades: o trem de alta velocidade que ligará Rio de Janeiro e São Paulo em cerca de 1h45. Esta é a primeira vez que um empreendimento desse tipo é planejado para a América do Sul e, se for concretizado, será um marco importante para o país. A TAV Brasil é a empresa responsável por desenvolver, construir e operar o sistema, que prevê velocidades operacionais de até 320 km/h e até 350 km/h em trechos específicos.
O que é este trem de alta velocidade
O trem será projetado para atender às necessidades de mobilidade de uma região que cresce rapidamente, com estácioas nas regiões centrais das duas capitais, além de paradas intermediárias em Volta Redonda (RJ) e São José dos Campos (SP). A etapa de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) deve ser concluída até o fim de 2026, e, caso os estudos mostrem que o projeto é viável, a empresa poderá seguir em frente, solicitando a licença ambiental e iniciando as obras.
Como será realizado o projeto
A TAV Brasil já recebeu autorização por 99 anos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para desenvolver e operar o sistema. O modelo é de autorização privada, o que dispensa licitação, no entanto, exige comprovação de viabilidade e cumprimento de obrigações técnicas e ambientais. A empresa planeja iniciar as operações em 2032, após o cumprimento das etapas de licenciamento e financiamento.
O impacto na mobilidade entre Rio e São Paulo
A redução do tempo de deslocamento entre as duas capitais poderá alterar significativamente a forma como as pessoas se deslocam entre as cidades. Atualmente, as viagens aéreas e rodoviárias dominam o transporte, mas, com o trem de alta velocidade, é provável que haja mudanças significativas. É possível que o trem se torne um meio de transporte atraente para aqueles que precisam se deslocar rapidamente entre as duas regiões.
Dicas e curiosidades
Muitas cidades ao redor do mundo já implantaram linhas de trem de alta velocidade, e o Brasil poderá aprender com esses modelos. O trem proposto para as cidades brasileiras será um pouco diferente, mas, com a velocidade e a eficiência que ele promete, é possível que se torne um caso de sucesso.
O trem de alta velocidade será um investimento importante para o Brasil, que poderá trazer muitos benefícios, como a redução do tempo de deslocamento entre as cidades e a melhoria da mobilidade. Se for concretizado, será um grande passo para o desenvolvimento do país.