destaque, IPC 831

SUA VIZINHANÇA É SEU MAIOR PATRIMÔNIO

Saiba como transformar sua padaria no lugar de compras Nº 1 na preferência dos clientes do seu bairro.

As cidades de todo o mundo têm passado por um momento difícil, desde a comunidade de pessoas físicas até as empresas de todos os portes, devido às proporções que tomou a pandemia da COVID-19. Nesse sentido, vários movimentos para estimular o comércio de vizinhança – o famoso “Local Buying” – têm se intensificado, principalmente nestes tempos de COVID-19, gerando a um só tempo conveniência para os clientes e recursos para os operadores. E, é claro, a opção pela padaria do bairro está no topo dessa lista.

E uma das mais eficientes iniciativas lançadas recentemente para evidenciar a importância dos negócios locais vem do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Trata-se da campanha “Compre do Pequeno”, que além de alertar para a importância do isolamento social e dos cuidados com a saúde, mostra aos consumidores que é preciso priorizar o pequeno comércio na hora das compras. Isso ajuda a manter a população perto de casa e as pequenas empresas a ficarem mais fortes.

“Quando o consumidor compra no comércio do bairro, ele está, na verdade, apoiando o desenvolvimento de sua região. Isso faz com que o dinheiro circule dentro do próprio bairro e ajude a estabelecer um comércio mais justo, criando mais empregos e melhorando a distribuição de renda na região, além de contribuir para a melhoria do poder aquisitivo da população local”, explica Roberta Aviz, analista de competitividade do Sebrae Nacional.

Assim, para sensibilizar e incentivar os clientes a aderirem à ação, a entidade criou um amplo ferramental de apoio, composto por adesivos e cartazes com mensagens de apoio ao pequeno negócio para serem afixados nas padarias, e até mesmo em seus veículos de entregas e nos carros e motos dos proprietários e funcionários. Para acessar esses materiais, basta fazer um download no link https://bit.ly/3ffjFXb do site do Sebrae. Lá você encontra também um vídeo explicando os objetivos e a importância da campanha, que também pode ser colocado e exibido para os clientes no sistema de TV de sua padaria.

NO INSTAGRAM

Outra iniciativa bem legal para ajudar a divulgar negócios locais atingidos pela crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus vem do Instagram, que há pouco tempo lançou um sticker, uma espécie de etiqueta interativa para o “Stories”, chamado “Apoie Pequenas Empresas”. O funcionamento dele é bem simples: ao ser adicionado a uma foto ou vídeo publicado na história, o novo adesivo mostra as três últimas publicações do perfil marcado e, ao ser tocado, permite que seguidores visitem o perfil ou sigam a sua padaria na rede social.

O passo a passo é o seguinte: 1) Na tela inicial do Instagram, abra a câmera do “Stories” e tire uma foto, grave um vídeo ou escolha uma imagem da sua biblioteca; 2) Em seguida, toque sobre o botão de stickers e adicione o item “Apoie as pequenas empresas”; 3) Digite o @ da empresa e selecione o perfil desejado logo acima do teclado. Caso queira, toque sobre o adesivo para exibir ou ocultar as últimas publicações da empresa. Você pode mover o adesivo livremente sobre a tela. Para excluir e alterar a empresa, arraste para a lixeira e adicione novamente o adesivo; e 4) Você também pode incluir outros adesivos, filtros, textos e desenhos à mão livre usando as ferramentas no canto superior direito da tela. Após fazer os ajustes desejados, toque em “Enviar para” e escolha se você quer mandar a imagem a um amigo específico ou publicar na sua história. Pronto: aproveite as dicas para divulgar o perfil de sua padaria no Instagram!