destaque, IPC 826

PREMIAÇÃO – PADEIRO DO ANO UIBC 2019 É DO BRASIL! – Pág.22

Rogério Shimura, renomado mâitre-boulanger brasileiro e diretor do SAMPAPÃO, conquista o prêmio máximo da panificação mundial.

 

 

O presidente do SAMPAPÃO e vice-presidente da União Internacional de Panificação e Confeitaria (UIBC), Antero José Pereira, juntamente com o vice-presidente da Aipan/Fundipan-SP, Carlos Elias Gonçalves Perregil, marcaram presença na realização do Congresso Anual UIBC 2019, promovido entre os dias 18 e 21 de setembro, em Moscou, na Rússia, anfitrionado pela Russian Guild of Bakers and Confectioners e seu presidente, Yuri Kastsnelson, bem como por toda a Diretoria da entidade mundial. Além das produtivas discussões sobre a atualidade da panificação mundial, o ponto alto da programação do encontro foi a entrega do prêmio de “Melhor Padeiro do Mundo 2019” ao mâitre-boulanger brasileiro e diretor do SAMPAPÃO Rogério Shimura.

A homenagem – que representa a conquista do mais alto reconhecimento a um profissional de panificação em nível mundial “Esse reconhecimento foi mais do que justo e merecido, sendo que o prêmio, em minha opinião e de nossas Diretorias, deveria ter sido entregue até antes para ele, em função da linda trajetória e do competente trabalho que o Rogério vem desenvolvendo há 32 anos em prol da panificação paulista e brasileira. E, se contabilizarmos o período que ele trabalhou na padaria de seu pai, a ‘idade’ da carreira do Rogério aumenta para 46 anos: realmente, é muito tempo. Mas, independente disso, ele continua igual, com todo o gás, sempre ativo, competente e inovador, como um jovem padeiro que acabou de ingressar na profissão”, comenta Antero José Pereira, presidente do SAMPAPÃO, vice-presidente da UIBC e da CIPAN, e uma das pessoas que mais atuou junto àquela entidade internacional, divulgando o nome e apoiando a candidatura de Shimura no concurso, que, na final, disputou a posição com profissionais da Alemanha, Suíça, Taiwan, Islândia e Uruguai.

 

“QUASE NÃO ACREDITEI!”

A campanha do SAMPAPÃO em prol da candidatura de Rogério Shimura na disputa pelo título de “Melhor Padeiro do Mundo 2019” da UIBC começou ainda em 2018, quando ele, merecidamente, venceu o concurso de “Melhor Padeiro das Américas”, conferido pela Confederação Interamericana da Indústria do Pão (CIPAN). E quem recebe esse título pela CIPAN, já é automaticamente indicado como finalista da eleição mundial. Daí, o SAMPAPÃO auxiliou Rogério na elaboração de um dossiê, com a síntese de sua atuação, empresarial, educacional e sindical na panificação, que foi encaminhado à UIBC.

O processo seguiu em frente e, no primeiro dia da FIPAN 2019, Rogério teve uma das mais agradáveis surpresas de sua vida. “Às 7h30 da manhã, o Sr. Antero me ligou. Eu estava dando uma aula, e quando vi o nome dele na telinha do meu celular, logo imaginei que ele estava precisando de mais alguma coisa para a feira, que iria começar logo mais naquele dia. Mas, quando atendi, ele foi logo me dando a maravilhosa notícia da escolha de meu nome como ‘Melhor Padeiro do Mundo 2019’ pela UIBC. Aí, eu pulei de alegria: foi muito emocionante, quase não acreditei! A notícia logo se espalhou, e já naquela tarde na FIPAN, foi aquela coisa surreal, com uma multidão de pessoas na feira me cumprimentando pela conquista. Para você ter uma ideia, foram 29 amigos pedindo para tirar uma selfie comigo em menos de cinco minutos”, relembra, super entusiasmado, Rogério Shimura.

E já na Rússia, onde esteve em setembro para receber a homenagem pessoalmente, a emoção foi ainda maior. “Sabe aquela coisa de você ouvir nosso Hino Nacional sendo tocado exclusivamente para você, que está ali representando todos os padeiros do Brasil e do mundo? É incrivelmente enaltecedor, às lágrimas vêm aos olhos e a gente fica sem palavras para descrever a emoção que a gente vive naqueles minutos”, revela, com orgulho e humildade, o experiente panificador e mâitre-boulanger. E como prêmio, também, Rogério recebeu a incumbência de preparar o pão do Jantar de Gala da premiação. “Com a ajuda dos padeiros presentes, surpreendemos os convidados com uma receita bem verde e amarela: um pão com açaí, castanha de caju e baru, ingredientes que trouxemos do Brasil, que deixou todos encantados”, complementa.

 

AGRADECIMENTO E CARINHO

Nesse momento da entrevista que concedeu à Revista IPC para falar sobre a conquista do título, Rogério Shimura faz questão de agradecer o apoio e suporte que sempre recebeu do SAMPAPÃO ao longo de sua brilhante carreira.

“As entidades têm, sem dúvida alguma, um papel muito importante no desenvolvimento da panificação paulistana, paulista e brasileira. Sem falar da fantástica e inegável participação do grande e saudoso ex-presidente Frederico Maia, bem como de todos aqueles que o antecederam no cargo, em prol da defesa dos interesses e das reivindicações da nossa categoria, eu, hoje na condição de diretor do SAMPAPÃO, faço questão de registrar o respeito e admiração que tenho pelo trabalho do Sr. Antero – um homem de muita visão, bastante consciente e totalmente comprometido com nossos ideais –, bem como daquele dos demais membros das suas Diretorias. Somos uma equipe vencedora, e ainda temos muito a contribuir e a fazer para honrar a confiança em nós depositada pelos associados e por todos os panificadores do Brasil. Muito obrigado a todos!”, finaliza Shimura, super animado.