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NA MÍDIA – PÃO É TUDO DE BÃO! – Pág.10

SAMPAPÃO lança campanha para estimular o consumo de pão entre os brasileiros.

Fotos: Agência Clarita/SAMPAPÃO

 

O pão é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Embora desencontrados, os números da Organização Mundial Saúde estimam entre 50 e 70 quilos por ano o consumo ideal per capita de pão. No Brasil, o consumo anual de 34 quilos per capita do alimento, está anos luz do que se observa em países como a Rússia, onde cada pessoa come cerca de 120 quilos de pão por ano – o que significa cerca de 10 quilos de pão por mês, ou, aproximadamente, 340g de pão por dia por habitante –, o Marrocos, cujo consumo per capita de pão é de, em média, 100 quilos por ano, e de países vizinhos aqui na América Latina, como é o caso do Chile, que ostenta a marca de 93 quilos por habitante/ano.

Inconformado com a diferença acachapante desse consumo em termos planetários, o SAMPAPÃO, que sempre realizou ações ousadas para turbinar o consumo de pão entre brasileiros, resolveu, de forma corajosa, promover mais uma delas. Assim, juntamente com Agência, acaba de lançar uma campanha publicitária para dar uma “virada” nessas estatísticas a nosso favor, colocando o pão como protagonista.

Embalada no conceito “Pão é Tudo de Bão”, a iniciativa foi oficialmente anunciada para os panificadores de São Paulo durante o Jantar do Panificador 2019, realizado no dia 5 de julho, no Buffet Torres-Jurupis, em São Paulo/SP. Com um jingle cativante, a comunicação é composta por filme para TV, que está sendo veiculado em horário nobre nos intervalos comerciais das TVs Globo, Band, Record e SBT, além de spots transmitidos nas faixas de FM pelas nas rádios Band, Nativa, Nova Brasil e Transcontinental, e, ainda, com divulgação por meio de peças de mídia exterior, incluindo cartazes para afixação nas padarias, banners e ações na internet, tais como interações em redes sociais.

“O objetivo da campanha é reforçar que o pão faz parte da vida de todo mundo e, por isso, merece um lugar na mesa durante as refeições. Dessa forma, tendo o pão como protagonista da ação, procuramos trazer uma mensagem leve e divertida, mostrando que esse importante alimento está sempre presente no dia a dia das pessoas”, explica Pedro Cavalcanti, que com seu sócio Leonardo Azevedo, assinam a direção de criação da campanha do SAMPAPÃO, que começou a ser transmitida, em nível estadual, no dia 14 de julho.

“A recepção foi excelente entre os associados das nossas entidades, bem como entre os panificadores de São Paulo e até de outros estados do Brasil, que, naturalmente, também serão beneficiados indiretamente pela campanha. O mesmo está acontecendo com o público consumidor, porque o jingle é daquele tipo que ‘gruda’ na cabeça das pessoas: elas escutam e já saem cantarolando”, comemora o presidente do SAMPAPÃO, Antero José Pereira.

 

JINGLE QUE “GRUDA”

O foco direto da campanha sobre o produto “pão” – e não objetivamente na padaria – foi cuidadosamente planejado no desenvolvimento da ação, uma vez que o que se deseja é evidenciar o consumo do alimento, de tradição milenar, entre os paulistanos, paulistas e brasileiros. “Além disso, a proposta também serve como uma espécie de ‘antídoto’ contra a onda de fake news que, vira e mexe, rondam o seu consumo (como as que dizem que pão engorda ou que o glúten faz mal para o organismo), trazendo importantes esclarecimentos à população”, ressalta Antero Pereira.

Destaque também para o fato de que, por meio de elementos de comunicação estrategicamente direcionados para esse fim, as imagens do vídeo, assim como a música e o visual do material publicitário impresso deixam muito claro que pão combina com tudo.

E as duas primeiras frases do jingle, – “Pão é bom com mortadela, com salsicha, com manteiga e requeijão / Pão é bom com chocolate com tomate, queijo quente, até salmão…”, complementadas pela alegre sucessão de imagens alegres do filme, que também podem ser vistas nas peças de mídia exterior, corroboram para a obtenção desse resultado, criando um excelente “ambiente” para estimular o consumo do alimento pelas pessoas, quer elas estejam sozinhas numa padaria, quer reunidas num animado encontro com os amigos e a família.

“Indiretamente, embora esse não seja o objetivo principal da nossa campanha, o fato de o pão combinar harmoniosamente com tudo, também abre um universo de novas possibilidades para o estabelecimento de produtivas parceiras entre as empresas que produzem esse ‘tudo’ – ou seja, esses outros alimentos – e as padarias e os panificadores”, sublinha Antero, antevendo a possível criação de um “Clube do Pão”, em nível estadual ou até nacional para aproveitar essa sinergia de objetivos. “Juntos, poderíamos nos associar e ganhar muito criando receitas novas e apresentações inéditas, utilizando os produtos desses fornecedores, tendo o pão como base. Por que não?! Afinal, como diz o slogan da nossa campanha, ‘Pão é Tudo de Bão!’”, deixa o recado – e um instigante convite – o presidente
do SAMPAPÃO.