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FIPAN 2019 – OPORTUNIDADES E INOVAÇÕES QUE NÃO SE MEDEM – Pág.18

Com novidades para mostrar e, principalmente, vender em seus estandes, a FIPAN 2019 superou todas as melhores expectativas dos visitantes e expositores.

Fotos Osiris Bernardino | Ivan Soares | Tadeu Sakagawa

A FIPAN não para de surpreender. Promovida pelo SAMPAPÃO e organizada pela Seven, a edição 2019 da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Business realizada entre 23 e 26 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, superou todas as expectativas. A FIPAN 2019 bateu todos os recordes de público e de negócios, com visitantes e expositores comemorando sua participação no evento, que teve como apoiadores a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP), da Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de São Paulo (AIPESP), do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), da União Internacional de Panificação e Confeitaria (UIBC) e da Confederação Interamericana da Indústria do Pão (CIPAN).

O evento fechou suas portas contabilizando 55.000 visitantes ligados à indústria de panificação, confeitaria e à cadeia do foodservice de modo geral, vindos de 1.400 cidades de todos os estados do Brasil e em mais de 300 caravanas, além de profissionais de 47 países, entre os quais Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Itália, Portugal, China, Paraguai, Peru, Chile. A expectativa de negócios fechados durante a feira orbita R$ 1 bilhão. E um montante igual a essa perspectiva – ou seja, mais R$ 1 bilhão – deverá resultar de negócios iniciados e a serem concretizados no pós-evento.

Ao todo, foram 38.000m2 de área de exposição, entre os quais 4.200m2 destinados para Máquinas & Equipamentos, 2.000m2 para Acessórios, 1.500m2 para Moinhos, 2.000m2 para Matérias-primas, 800m2 para Ingredientes, 800m2 para Embalagens e 1.100m2 para Empresas Internacionais, espaços nos quais cerca de 350 expositores e mais de 450 marcas mostraram o que têm de melhor, de mais moderno e de inovador para garantir o sucesso dos negócios de seus clientes.

Destaque na feira foi, ainda, a participação internacional, com a presença de empresas da Itália, Portugal, Espanha, França, Turquia, México, Polônia, Lituânia, Taiwan, Holanda e China. Foi firmada também uma parceria com a IBIE – maior feira de panificação dos Estados Unidos –, que trouxe para o evento uma comitiva para evidenciar o potencial do mercado brasileiro e promover a assinatura de diversos acordos bilaterais.

“Antes de sua realização, o sucesso já era esperado. Mas o que se vimos nesta edição 2019 foi além de todas as expectativas. Foi, mais uma vez, a ‘melhor feira de todos os tempos’, com espaços totalmente lotados, e uma visitação altamente qualificada de pessoas que realmente decidem na hora de fazer negócios. E fato que também surpreende é que já contratamos 6.000m2 adicionais para a realização da FIPAN 2020”, comemora Antero José Pereira, presidente do SAMPAPÃO.

A cobrança de ingressos para as pessoas que não haviam recebido convites da Organização ou dos expositores da feira – sem diminuição do fluxo de visitantes, vale dizer – foi uma das mudanças celebradas pelas empresas que participaram da FIPAN 2019. “Foram quatro dias maravilhosos, e temos certeza que o público que esteve aqui presente foi aquele que as empresas queriam, composto por gente que compra e formadores de opinião”, complementa Rui Manuel Rodrigues Gonçalves, presidente da AIPESP e vice-presidente do SINDIPAN-SP.

No dia 23 de julho, a cerimônia de abertura do evento, realizada no Grande Auditório do Centro de Convenções do Expo Center Norte foi prestigiada pela presença de várias autoridades e personalidades ligadas ao setor, bem como pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas. Recepcionado pelo presidente Antero Pereira e membros das Diretorias do SAMPAPÃO, Covas se disse bastante animado com a evolução da FIPAN ao longo dos últimos anos, feira considerada por ele como uma das mais importantes no calendário de eventos da capital paulista.

“Feiras são muito importantes, em primeiro lugar, pela geração de emprego e renda que o turismo de negócios traz para São Paulo. E a FIPAN, em particular, tem um tema que é a cara da cidade. São Paulo é conhecida no mundo todo pela sua gastronomia, e as panificadoras fazem parte desse reconhecimento. A relação afetuosa que os cidadãos paulistano tem com as padarias mais próximas de sua casa é algo muito importante, que se reflete no expressivo consumo por habitante de pães no município”, destacou Bruno Covas na abertura do evento.

 

TECNOLOGIA DE PONTA

Inovação em máquinas, equipamentos e acessórios também não faltaram na edição da feira deste ano. O setor, nesta edição da FIPAN, teve como mote a modernização, bem como a inovação do design dos equipamentos. Isso tudo, é claro, sem deixar de lado a funcionalidade.

A PROGRESSO, por exemplo, apresentou a sua solução completa para indústria de panificação (máquinas e fornos) voltados para as centrais de produção. As novidades foram os grupos automáticos para divisão e modelagem, bem como o alimentador automático de massa que os grupos automáticos. “A FIPAN é uma das melhores ferramentas de divulgação da nossa empresa. E, esta edição 2019, em especial, foi muito boa. Atingimos plenamente nossos objetivos de consolidação da marca, divulgação de novidades, Reencontro pessoal com os clientes e concretização de negócios”, afirma, bastante satisfeito, Ricardo Licheski, sócio e diretor comercial da companhia.

Enquanto isso, a FERRI trouxe para a feira, entre outras novidades, um forno a lastro sem similar no mercado, com alta tecnologia embarcada, vendido, entretanto, por um preço bastante acessível. “O produto foi desenvolvido em parceria com nossos fornecedores mirando o binômio custo mais baixo e durabilidade. Ele tem uma garantia de três anos no painel, e de dez anos na resistência”, afirma Rinaldo Leite de Camargo, diretor comercial da empresa, destacando, ainda, a presença no estande do forno Livorno Master, bastante compacto, com quatro assadeiras, para panificação e confeitaria. “A FIPAN é uma feira na qual a gente tem uma expectativa muito grande, porque ela traz público do Brasil inteiro. Aqui é a vitrine do mercado”, complementa João Fernando Gomiero, sócio diretor da Ferri.

Em sua sétima participação na FIPAN, sempre com o objetivo de trazer para o cenário nacional as suas novidades e soluções em equipamentos para panificadoras, a EUROPAN montou uma mini padaria dentro de seu estande, na qual produziu pães especiais e artesanais com sua completa linha de equipamentos. “Além disso, colocamos em exposição quatro modelos de amassadeiras e oito modelos de todos os tipos de fornos, com destaque para o Conjunto Modular de Mini Fornos – composto por um forno turbo elétrico, dois fornos de lastro e uma câmara de fermentação –, perfeitos para pontos quentes, que fez muito sucesso entre visitantes por seu o belo acabamento”, comemora Luiz Monteiro Rodelli Jr., diretor técnico da Europan.

 

PÚBLICO DECISOR

Por sua vez, a multinacional portuguesa FERNETO participou mais uma vez da feira, trazendo como destaque de seu estande uma boleadora automática, um equipamento diferenciado, que faz muito sucesso no mundo, e que teve excelente recepção entre os visitantes da FIPAN 2019. “Acredito que a presença na FIPAN é praticamente obrigatória para quem quer trabalhar no mercado brasileiro e nas Américas do Sul e Central. Gostaria de parabenizar o SAMPAPÃO e organizadores da feira pelas mudanças realizadas para selecionar o público visitante, o que, nesta edição, permitiu que nos concentrássemos nos profissionais que realmente queriam fazer negócios. Este ano, quem nos visitou foram influenciadores ou decisores de compra, o que facilitou a vida de todo mundo, registra Rui Aveiro, diretor da empresa.

Com 90 anos de atuação no mercado de máquinas e equipamentos para panificação e confeitaria, a italiana POLIN participou pela terceira vez da FIPAN “Temos a solução completa para os clientes desses segmentos. Fabricamos desde a amassadeira e a batedeira, até fornos turbo e fornos a lastro. Nossos produtos são altamente duráveis, porque são fabricados com materiais de primeiríssima qualidade. A gente não economiza para garantir a qualidade de nossos equipamentos, que são seguros e têm uma estética maravilhosa. Todos eles são importados da Itália, mas temos uma unidade de distribuição para mais bem atender aos brasileiros, com amplo estoque de peças e assistência técnica completa”, destaca Oscar  Braune, diretor da companhia.

Em sua quarta participação seguida na FIPAN, a OPTION BAKERY, mostrou em seu estande seus equipamentos específicos para produção de pães de forma e pães integrais de diversos tipos para atender pequenas, médias e grandes indústrias do setor de panificação. “Apresentamos na feira nossa nova Ensacadora ES25, com capacidade para ensacar até 25 pães por minuto, ou 1.500 pães por hora. Além disso, expusemos ao público alguns produtos já conhecidos, tais como a Boleadora RB80, a Modeladora PMS80, o Granulador AP10 e o Fitilhador Eletrônico T65 SERVO”, conta Denis Ovídio, diretor comercial da Option, avaliando como positiva sua presença na FIPAN 2019, e satisfeito com a visitação selecionada de pessoas interessadas em fechar negócios.

 

MODERNIDADE DE OPERAÇÃO

A seleção de novidades apresentadas na FIPAN 2019 continua com a TOLEDO DO BRASIL, que aproveitou a feira para lançar a Balança de Autoatendimento Prix 6i AA com interface intuitiva, que permite que o consumidor realize as pesagens sem o auxílio de um operador. Durante o evento, a empresa também expôs outras inovações, como suas etiquetas eletrônicas e o MGV Cloud Central de Produção, que é uma solução em nuvem desenvolvida especialmente para o comerciante que deseja gerenciar, de forma mais efetiva, sua central de produção, seja ela de pães, de fatiamento de frios, por exemplo. “Estamos trabalhando fortemente na oferta de soluções para o mercado de panificação, que vem crescendo muito ao longo dos últimos anos e se integrando à proposta do Varejo 4.0, demandante de soluções sempre e cada vez mais inovadoras”, pontua Eduardo Jorge Giaciani, do Marketing da Toledo.

Referência mundial em pesagem, etiquetagem e processamentos de alimentos a BIZERBA esteve presente na FIPAN 2019, sempre com o conceito de mostrar soluções inovadoras para o mercado, entre elas as novas balanças para varejo modelos SCII, XClass e KClass, com um computador que pesa, e vários lançamentos em fatiadores, como o vertical automático VS 12D de classe Premium, para frios – que proporciona corte sem contato com o produto, para a máxima higiene –, e o B100 Fatiador de pães, que possibilita ao cliente determinar a espessura das fatias a serem cortadas. “As soluções Bizerba são voltadas para o varejo em geral, e a FIPAN é um meio privilegiado de contato direto com o cliente final. A FIPAN 2019 performou muito bem e atendeu às nossas expectativas. Toda a Organização está de parabéns!”, comemora Valéria Bastos, gerente comercial de Varejo da empresa.

 

PADARIA EXPRESS

Com tradição e assiduidade na FIPAN, quem também marcou brilhante presença nesta edição da feira foi a TITÃ, cujo estande apresentou aos visitantes sua nova linha de balcões gelados, quentes e neutros para as padarias, setor que representa cerca de 80% dos negócios da empresa. “A receptividade dos visitantes foi muito boa, e agradou o público da FIPAN, que é um público diferenciado, que vem para comprar. Vale destacar que as mudanças realizadas no protocolo de admissão dos visitantes à feira este ano, ajudaram a qualificar mais ainda esse contingente de pessoas, proporcionando a realização de bons negócios para os expositores”, salienta Edinael Magalhães, gerente comercial da Titã.

Enquanto isso, a participação da ELVI neste ano foi para mostrar o conceito de “Padaria Express” no modelo de quiosques. “Para apresentá-lo, convidamos o experiente chef-boulanger e ‘Melhor Padeiro do Mundo’, na eleição da International Union of Bakers and Confectioners (UIBC), Rogério Shimura a operar um quiosque-padaria de apenas 7m2, utilizado por ele como ponto quente para servir o público, com o projeto assinado pela nossa empresa, no qual se destacaram nossa marcenaria modular para padaria, as vitrines Quadrat Max Vision e, ainda, nossa linha de cocção Vertiko”, conta Cristiano Sola, diretor comercial da Elvi. “Gostamos muito da organização da FIPAN 2019, uma feira muito bem aproveitada pela nossa empresa”, complementa ele.

 

REFRIGERAÇÃO INTELIGENTE

Na FIPAN 2019 foram também realizados muitos lançamentos na área e refrigeração comercial. Em sua primeira participação na feira, a FRICON, por exemplo, mostrou sua linha completa de refrigeração comercial, entre os quais equipamentos como refrigeradores, ilhas refrigeradas e cervejeiras, a empresa inovou trazendo sua linha Inverter Bivolt, que economiza 55% de energia, em relação a um equipamento tradicional. “Dotado com um compressor de velocidade variável, ele se adequa ao uso do estabelecimento comercial, aliado à tecnologia bivolt: basta ligar na tomada e o nosso equipamento faz o resto, tudo automático, sem a necessidade de mudança de chave”, explica Antonio Souza, diretor comercial da empresa.

Na área de refrigeração comercial, quem também marcou presença na feira, com um estande muito bonito, no qual apresentou toda a sua linha de produtos – formada basicamente por câmaras climáticas, resfriadores de água e ultracongeladores – foi a NOVACLIMÁTICA, que acaba de completar dez anos de atividades. A empresa trouxe como novidade para os visitantes da feira o parcelamento em dez vezes para a compra de seus produtos. “Criamos essa promoção cientes da situação econômica do Brasil e do fato de que muita gente que quer adquirir nossos equipamentos precisa de prazo para pagar. E a receptividade aqui na feira, da qual participamos já há sete anos, foi muito boa. Para nós, participar deste evento é fundamental”, conta Julice Vieira, diretora da Novaclimática.

Fabricante de equipamentos como freezers, expositores, túneis de congelamento e hot boxes, a ZERO GRAU aproveitou a FIPAN 2019 para fazer o lançamento de seu ultracongelador de 500 quilociclos/6 horas, para pães de queijo e salgados. “Diferentemente da concorrência, nossa empresa tem foco maior na conservação do estoque das padarias e dos operadores de foodservice. E escolhemos a FIPAN para fazer esse lançamento porque ela é uma feira de referência mundial, ideal para apresentação de produtos que oferecem alto valor agregado para os clientes”, afirma Gabriel Arndt, gerente comercial da Zero Grau.

 

PRODUTOS DE 1o MUNDO

Muitas novidades também puderam ser conferidas pelo público nos dois estandes da CIMAPI na feira, um deles, exclusivamente para a linha de utensílios, e outro mais dedicado à parte de mobiliário, estufas e assadeiras. “Nesta edição da FIPAN, apostamos muito na nossa linha de fôrmas 100% de silicone. Somos o único fornecedor que fabrica esse tipo de produto no Brasil, como alternativa às fôrmas importadas. São produtos de excelente qualidade, produzidos com tecnologia europeia e preços muito mais acessível para o mercado nacional. Trouxemos algumas medidas já conceituadas no mercado – como fôrmas de torta suíça e as mais tradicionais de bolos de padaria –, além de itens com desenhos diferenciados”, destaca Guilherme Buono diretor comercial da empresa.

Por sua vez, a fabricação de fôrmas e moldes para chocolate é o negócio principal da alemã HANS BRUNNER, que também esteve presente na FIPAN. Segundo Markus Adolf Gebhart, diretor da empresa, a Brunner já opera no Brasil há alguns anos, fornecendo para grandes fabricantes nacionais de chocolate, e, agora, passa a mirar a expansão de seus negócios também no ramo de padarias e confeitarias. “Para isso, cientes de que os impostos de importação são altos por aqui, estamos fechando uma parceira com uma empresa distribuidora nacional, a fim de tornar nossos produtos mais acessíveis aos clientes. Estamos muito animados com essa nova oportunidade que se abre, porque o segmento de padarias e confeitarias é enorme e altamente demandante de nossos produtos”, conclui Markus.

 

CALÇADOS & UNIFORMES

Decidida a ampliar o sucesso obtido com suas participações nas edições anteriores da feira, a SOFT WORKS chegou à FIPAN 2019 com muitas novidades, entre elas o lançamento do calçado social sem biqueira para o setor alimentício. “Para operação nesse segmento, a legislação exige que o calçado seja impermeável, lavável ou descartável. Como ninguém vai descartar sapatos, criamos essa solução, de fácil higienização: basta colocar o calçado debaixo da torneira e lavar com cloro, atendendo à lei”, explica Camilo Mendonça, diretor da empresa. “E o mais importante é que esse novo calçado é antiderrapante mesmo, não escorrega em hipótese nenhuma, graças à qualidade e ao desenho da borracha, que são bastante diferenciados”, complementa.

Nascida no finalzinho de 2011 a ARTEMIS UP é especializada em uniformes profissionais para gastronomia. “Nosso objetivo é conquistar uma posição de maior destaque e beleza para nossos clientes, uniformizando suas equipes em harmonia com a proposta e identidade do negócio”, conta Cínthia Santos, gerente administrativa comercial da companhia, que trouxe para a FIPAN 2019 muitas novidades, como os aventais em jeans e uniformes 100% algodão, que podem ser personalizados com o design e os logotipos das padarias e confeitarias. “São seis anos que participamos desta feira, sempre neste mesmo estande de esquina. E os resultados, para nossa alegria, sempre têm sido muito bons”, enfatiza Cínthia.

 

SEGREDOS DO SUCESSO

Com foco na cadeia de foodservice, a FIPAN 2019 também apresentou uma ampla variedade de lançamentos nos segmentos de matérias-primas, insumos e ingredientes. No estande da AB BRASIL, por exemplo, os visitantes se surpreenderam com as linhas de panificação e com o principal lançamento do ano da empresa para a confeitaria: os Cremes Vegetais tipos Chantilly das marcas Fleischmann e Mauri. “A AB Brasil sabe que o segredo do sucesso de seus produtos são os profissionais de panificação e confeitaria. Por isso, a companhia escolheu o tema ‘Sabores que contam histórias’ para sua participação na feira e homenagear aqueles que transformam em muito mais do que receitas”, destaca Fátima Capucci, assessora de Imprensa da empresa.

Outra gigante do ramo, a LESAFFRE apresentou dois lançamentos na feira, desenvolvidos a partir de necessidades captadas no mercado: o Lesaffre Industrial para Pães Congelados, o primeiro fermento biológico seco específico para esse tipo de pão; e o Saf-Pizza, um fermento destinado ao preparo de pizzas com embalagem 125g, que estará disponível a partir de outubro de 2019 nos distribuidores. “A Lesaffre acredita na proposta da FIPAN. Por isso, em 2019, completamos nosso terceiro ano consecutivo como expositores para apresentar a empresa e sua estrutura de forma consistente ao mercado brasileiro. E temos nos surpreendido positivamente a cada nova edição”, comemora Amanda Paschoalini, coordenadora de Marketing da companhia.

 

SEGUINDO TENDÊNCIAS

Para acelerar sua expansão e acompanhar as tendências de consumo de alimentos fora do lar, a SINA ALIMENTOS está direcionando grande parte de suas energias para o mercado promissor de foodservice. “Para tanto, estamos investindo em produtos estratégicos como margarinas especiais, novos produtos, novas embalagens e extensões de linha para os mercados de panificação, confeitaria e refeições no geral”, conta Nicola Armellini, gerente de Marketing da empresa.  Assim, a Sina trouxe para a edição 2019 da FIPAN alguns importantes lançamentos dentro do portfólio da marca SINA CHEFF: o Creme Culinário, a Margarina em Placa e o Bloco para Folhados e Croissants em embalagem flow-pack, apresentado no estande por seu embaixador, o famoso chef Edu Guedes. “Além disso, aproveitamos o momento da feira para colocar no mercado nossa nova marca SEBELLA, com uma linha de margarinas com 70% de lipídios em balde de 15kg”, salienta Nicola.

Também com ampla disposição de estreitar ainda mais sua parceria com os profissionais da panificação e do foodservice, a ADIMIX, por sua vez, mostrou na FIPAN 2019 toda a sua linha de pré-misturas para panificação e confeitaria, com especial destaque para a de Baguetes com Massa Madre Desidratada. “Seguindo a tendência de pães de fermentação natural, importamos esse produto da França, que tem toda a função de um ‘pé de massa’, que entrega todos os benefícios de um pão de fermentação lenta, tais como crosta grossa, alvéolos grandes e interior mais escuro, além do sabor, que é simplesmente delicioso. Tudo com a praticidade da fermentação direta”, detalha Juliana Narciso, diretora de Marketing da empresa.

 

PORTFÓLIOS MAIS ROBUSTOS

Quem também brilhou entre os dias 23 e 26 de julho na FIPAN 2019 foi a J.MACÊDO, que marcou presença com um estande da marca Dona Benta Profissional, no qual teve a oportunidade de apresentar seus dois lançamentos de misturas: o Panetone com Gemas de 5kg e o Pão Integral de 5kg, além das novas formulações de Misturas para Bolo de 5kg nos sabores chocolate, neutro, laranja e milho. “Estamos fazendo fortes investimentos na marca Dona Benta contemplando a área de panificação. E, com esses lançamentos, estamos deixando o nosso portfólio mais robusto, preparando também o terreno para a entrada de novos produtos em nossa linha institucional, que o mercado poderá conferir num futuro próximo”, confirma Deborah Ibelli, do Marketing do grupo.

Por sua vez, a VILMA ALIMENTOS inovou mais uma vez e aproveitou a FIPAN 2019 para fazer em seu estande o lançamento que promete trazer muita praticidade para os panificadores: a Mistura para Bolo com Ovos, que passa a fazer parte de sua linha de foodservice. “O produto, inédito no país, reduz o tempo de preparo e elimina o risco de contaminação pelo uso de ovos in natura. Inicialmente, serão seis sabores: básico, coco, laranja, chocolate, leite condensado e mandioca”, explica a engenheira de alimentos da empresa, Fernanda Andrade de Oliveira. Além da padronização de qualidade dos bolos, Fernanda ainda evidencia, entre os benefícios dos novos produtos, o grande ganho de higiene e de segurança alimentar que seu uso vai proporcionar aos operadores.

 

PRATICIDADE COM QUALIDADE

A seu turno, a RJR ALIMENTOS mostrou na feira seu conceito único de atuação no mercado, que gera praticidade para os operadores de pães congelados, padarias, pizzarias e pastelarias. “Entregamos embutidos, carnes de aves e laticínios fatiados, moídos ou ralados para os clientes. Nossa participação na FIPAN 2019 teve como objetivo a fidelização de parceiros na área de panificação e pizzaria, tanto que fomos patrocinadores máster do espaço FIPAN PIZZA”, pontua Renato Jr., diretor da RJR.

Também patrocinadora do FIPAN PIZZA, a ALIBRA apresentou no evento a Mozzana, um queijo modificado, elaborado a partir de matérias-primas lácteas e não lácteas, que pode ser usada em todas as receitas que levam queijo muçarela como ingrediente. “Com a Mozzana, o operador pode reduzir o custo do produto final, com grandes vantagens sobre o uso convencional da muçarela. Nas pizzas, ela não aglomera e não forma poças de óleo, e, nos salgados, evita que a gordura solte e estoure o salgado na hora da fritura”, explica Tiago Paschoine, diretor da Alibra.

Já a FRESKIMASSAS trouxe dois lançamentos para a feira: o Pão de Queijo Recheado, nas versões calabresa, frango, requeijão e goiabada; e o Pão de Alho, nas versões tradicional com queijo e picante com queijo. “Estamos muito felizes com os resultados dessa nossa segunda participação na feira. Tanto que, para a FIPAN 2020, já estamos reservando um espaço maior, uma ilha com 144m2”, comemora Marcos Silveira, diretor de Vendas da companhia.

 

A EVOLUÇÃO DOS CHOCOLATES

Como não poderia deixar de ser, um dos estandes mais visitados da FIPAN 2019 foi novamente o da KIBON, marca de sorvetes que está no coração dos brasileiros, onde foram apresentadas todos os itens de suas linhas de produtos vendidos em padarias. A marca da Unilever também aproveitou a oportunidade para divulgar na feira sua parceria com a ONG Fundação Dorina Nowill para Cegos, por meio da qual criou novas embalagens para os sorvetes Cremosíssimos, que agora tem sua marca e sabores identificados também em braille.

Também participando pelo segundo ano da FIPAN, e com o objetivo de tornar sua marca ainda mais conhecida entre os operadores de padarias e confeitarias, a
BORÚSSIA CHOCOLATES, fabricante de chocolates finos, apresentou na feira as novas embalagens de seu portfólio, entre os quais itens como alfajores, barrinhas, base de chocolate para doces finos, bolachas, bombons, pães de mel e trufas. “Temos várias panificadoras entre nossos clientes, e a FIPAN tem nos ajudado a divulgar nosso marca em vários estados brasileiros. A feira este ano foi, com tudo bem encaminhado”, destaca Kattelen Moya, diretora da Borússia.

Tendo como compromisso fabricar produtos com qualidade e preço justo, a ROMA CHOCOLATES, fez, na edição 2019 da FIPAN, a sua primeira participação na feira, apresentando seu completo portfólio de produtos, com destaque para as linhas Pura Mania, Roma Top e Confeiteiro, esta última lançada em janeiro deste ano. Empresa familiar fundada em 1994, hoje a empresa tem forte presença, com itens comercializados principalmente no atacado distribuidor. “Estamos sempre acompanhando a evolução do mercado. Por esse motivo, reestruturamos recentemente as embalagens e repaginamos os layouts de de nossos produtos, com o objetivo de modernizar nossas marcas e fidelizar nossos clientes ainda mais a eles, num processo contínuo de agregação de qualidade e valor, que, muito em breve, também já irá nos levar ao mercado de exportação”, anuncia Rafael Casamali, engenheiro de alimentos e diretor da empresa.

 

SERVIÇOS DE 1a LINHA

Ponto alto da FIPAN 2019 também foram as novidades trazidas pelos fornecedores de serviços para o mercado de panificação, confeitaria e food business. Nesse âmbito, chamou muita atenção a participação da BM INFORMÁTICA, empresa criada em 1998 com o ideal de transformar a informática numa ferramenta estratégica para o sucesso dos negócios de seus clientes. “Para tanto, oferecemos assessoria, suporte e desenvolvimento de sistemas com modernas tecnologias, visando a contribuir para a efetividade de seus resultados nos estabelecimentos dos clientes”, comenta Benjamin Neto, diretor da empresa, que tem sede em Recife/PE. “O grande lançamento que fizemos na FIPAN 2019 foi o Self-Checkout, sistema para as panificadoras que agiliza as operações e registro de compras e de pagamento nessas lojas”, complementa.

Presença marcante na FIPAN 2019, o PAGSEGURO atuou na feira com um estande, localizado logo na entrada do evento, o que trouxe um excelente fluxo de pessoas para a empresa. “Tivemos como objetivo marcar presença oferecendo nossos serviços e produtos (meios de pagamento), já que foi nossa primeira participação na feira”, explica Maiara Maria Cruz Santana, do Marketing do
PagSeguro. O destaque foi a apresentação feita pela empresa de sua ferramenta de venda Pronta-Entrega: o cliente interessado nas maquininhas, realizava o pagamento e a levava pronta para usar. “Atingirmos o público-alvo e frequentador da feira, oferecendo nossas soluções. E avaliamos satisfatoriamente a edição 2019 da FIPAN. A Organização esteve à disposição sempre que acionada: os membros da equipe foram positiva e efetivamente eficientes”, conclui Maiara.

 

eventos paralelos

Promovendo um verdadeiro show de novidades e, como sempre, injetando inovação no mercado da panificação, a FIPAN 2019 também ganhou mais conteúdo, por meio da promoção de uma extensa programação paralela. De 23 a 25 de julho, portanto nos três primeiros dias da feira, na parte da manhã, o evento trouxe palestrantes de renome internacional para apresentar e debater os rumos e os impactos da chamada Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0) no Brasil e no mundo. (NE: Veja a reportagem sobre o CONGRESSO nas próximas páginas desta edição da IPC)

Destaque no “chão” da feira foram diversos espaços especialmente dedicados à difusão do conhecimento sobre alguns dos protagonistas das padarias, como foi o caso da ARENA DO PÃO, no qual a meta principal foi evidenciar a importância da educação profissional e de destacar o trabalho dos técnicos que operam o setor. Além disso, a ARENA DO PÃO da FIPAN 2019 sediou a realização de um campeonato de nível internacional – o SÃO PAULO SKILLS SENAI PANIFICAÇÃO –, com a participação de quatro escolas SENAI do estado de São Paulo. Os chefs Johannes Roos e Rogério Shimura foram os mestres de cerimônia do evento, que contou com o patrocínio da BRF, do MOINHO CANUELAS, da PRÁTICA e da RISCA PÃO.

E teve SÃO PAULO SKILLS SENAI CONFEITARIA no palco da ARENA DO CONFEITEIRO da FIPAN 2019, que também contou com a participação de quatro escolas SENAI de diferentes regiões da capital e do estado de São Paulo, concorrendo a uma vaga no campeonato nacional do SENAI em 2020. O concurso aconteceu em quatro salas de aulas para demonstrações de confeitaria profissional. Os mestres de cerimônia do evento – patrocinado pela HARALD, MAVALÉRIO, NITA, BRICOFLEX, BASF, KITCHENAID, MAGO e GENUINE – foram os chefs Eduardo Beltrame, Janaína Barzanelli e Anísio Silva.

As alunas Larissa da Silva Brito e Carolina Ferreira da Silva, respectivamente das escolas SENAI Roberto Simonsen” e “Horácio Augusto da Silveira”, foram as grandes campeãs da panificação e da confeitaria do SP SKILLS 2019. Após quatro dias de competição, em que precisaram executar diversas receitas e demonstrar habilidades em decoração e esculturas nos pães e doces, elas receberam a medalha de ouro e a honra de representar São Paulo na Olimpíada do Conhecimento de 2020 – Brasil, e, quem sabe, na etapa mundial do WORLD SKILLS, que será realizada em Xangai, na China, em 2021.

 

café & pizza

 

Muita movimentação também no FIPAN PIZZA, espaço no qual foram realizadas aulas exclusivas sobre o preparo e segredos de uma verdadeira pizza italiana, que contou, mais uma vez com o apoio do Instituto CONPIZZA e a presença de diversos pizzaiolos do mais alto escalão para demonstrar ao vivo suas técnicas e as boas práticas para seus negócios, dando dicas sobre a farinha italiana e seus benefícios na produção das saborosas “redondas”. “Esse é um dos segmentos que vem crescendo ano a ano nas panificadoras. Fatias de pizza já são vendidas em praticamente 100% das padarias paulistanas, trazendo muito lucro para o panificador”, sublinha o presidente do SAMPAPÃO, Antero Pereira. Presentes como patrocinadoras do FIPAN PIZZA, as empresas RJR ALIMENTOS, MOZZANA, ULTRAGAZ, LE 5 STAGIONI, BRF e LATICÍNIOS SCALA promoveram ainda performances abertas ao público para transmissão de conhecimentos aos interessados no mundo das pizzas.

No espaço do FIPAN PIZZA – que contou com o apoio institucional do SEBRAE NACIONAL –, a LE 5 STAGIONI também promoveu a realização do “Selections Brazil”, primeira etapa para seleção dos melhores pizzaiolos brasileiros para participarem do 29° edição do Campionato Mondiale della Pizza, concurso internacional que acontecerá em Parma, na Itália, em abril do ano que vem. A etapa nacional contou com quatro categorias distintas: “Pizza Napoletana”, vencida por Tales Secco Lahm, que também foi o primeiro colocado na categoria “in Teglia”; “Pizza Clássica”, cujo primeiro lugar foi conquistado por Airton Cândido; e “Pizza in Pala”, que teve como vencedor o pizzaiolo Antônio Cipullo. No placar final, Antônio Cippulo ficou em primeiro lugar, seguido por Tales Secco Lahm e Airton Cândido. Os três ganharam inscrição no Campionato Mondiale della Pizza, mais passagem para Itália e hospedagem de cinco dias para participarem do concurso.

Outro espaço importante, que atraiu a atenção dos visitantes da FIPAN 2019 foi a ESTAÇÃO CAFÉ, no qual, pelo segundo ano consecutivo na feira, foram promovidas diversas ações para incentivar o consumo e venda de cafés nos pontos de venda de alimentação fora do lar, sob a curadoria da Semana Internacional do Café e apoio institucional do SEBRAE NACIONAL. A GRAN COFFEE, patrocinadora do espaço, trouxe para a ESTAÇÃO CAFÉ as melhores máquinas para demonstrar, ao vivo, o passo a passo na formação de um barista profissional. Além disso, os melhores cafés também estiveram presentes no local, por meio da patrocinadora BRAVO CAFÉ, atraindo um grande número de visitantes.

Por sua vez, em seu espaço especial, a Escola IDPC, do SAMPAPÃO, também brilhou durante a FIPAN 2019, promovendo ali diversas atividades, entre as quais demonstrações técnicas de produção de uma ampla gama de produtos.