FIPAN 2018 – SUCESSO TOTAL – pág.12

Comemorando seus 25 anos e dando sequência à aposta na inovação e na atualização do setor de panificação e confeitaria, FIPAN 2018 repete e multiplica exponencialmente o sucesso de todas as suas edições anteriores da feira.

 

Promovendo um verdadeiro show de novidades e, como sempre, injetando inovação no mercado da panificação, a FIPAN 2018 – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos – realizada entre os dias 24 e 27 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, cumpriu com ampla folga a expectativa dos organizadores de superar a marca de R$ 1,5 bilhão em negócios iniciados na feira, que é o maior evento setorial da América Latina e o quinto maior do planeta. Ao longo de seus quatro dias, ele atraiu um número recorde de perto de 65 mil visitantes, entre os quais pessoas vindas nas mais de 180 caravanas de todo o Brasil, além de visitantes profissionais de 1.300 cidades brasileiras e perto de 47 países do mundo inteiro.
Promovida pelo SAMPAPÃO, com realização da Seven, a FIPAN 2018 contou com os apoios da Associação Brasileira
da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP), da Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado
de São Paulo (AIPESP), do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), da União Internacional de Panificação e Confeitaria (UIBC) e da Confederação Interamericana da Indústria do Pão (CIPAN).
No dia 24 de julho, a cerimônia de abertura do evento foi prestigiada pela presença de várias autoridades e personalidades ligadas ao setor, entre elas o presidente da FIESP/CIESP Paulo Skaf, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o vereador Toninho Paiva, o presidente da ABIP, José Batista de Oliveira; o 1º vice-presidente do Sindipan/Aipan-SP e presidente da AIPESP, Rui Manuel Rodrigues Gonçalves, e o presidente do Sindustrigo, Christian Saigh.
Quem também fez questão de marcar presença na FIPAN 2018 foi o prefeito Bruno Covas. Recepcionado pelo
presidente Antero Pereira e membros de suas Diretorias, ele circulou animadíssimo entre os corredores da feira
acompanhado por sua comitiva, cumprimentando os expositores, e finalizando sua visita tomando um delicioso
cafezinho no estande do SAMPAPÃO. “Fiquei muito feliz em ver o quanto a feira cresceu este ano em relação ao
ano passado. São Paulo tem a vocação para receber eventos como este, o que significa a intensificação do turismo
de negócios na cidade, da geração de empregos e, ainda, das transações comerciais realizadas aqui, o que faz movimentar positivamente a economia paulistana, paulista e de todo o Brasil”, comentou o prefeito.

UM SHOW INOVAÇÃO E CONTEÚDO
Mais uma vez, o ponto alto da FIPAN foi o contato dos expositores com os visitantes, que puderam ver, degustar
e conferir de perto o desempenho dos lançamentos em produtos para panificação e confeitaria, bem como
observar o funcionamento e todo o cenário de novas possibilidades colocados à disposição deles pelas modernas
máquinas e equipamentos expostos, dotados com a mais avançada tecnologia, para entregar produtividade
e competitividade às padarias, confeitarias e demais estabelecimentos que atuam no varejo independente de
alimentos. Ao todo, foram 36.000 m² de área de exposição, entre os quais 4.000 m2 destinados para Máquinas
& Equipamentos, 2.000m2 para Acessórios, 1.500m2 para Moinhos, 1.500m2 para Insumos, Ingredientes & Matérias-primas e 800m2 para Embalagens. Tudo isso muito bem organizado ao longo de amplos corredores, para otimizar a visita à feira. Digna de nota, ainda, foi a forte presença de expositores internacionais na feira, marcada pela presença nos estandes de fabricantes de países como Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, França, Turquia e China.
Além disso, os visitantes ainda tiveram oportunidade de tomar contato com a ampla programação de conteúdos
disponibilizados na feira pelas empresas e por diversas entidades ligadas ao setor de indústria e varejo, podendo frequentar aulas técnicas e práticas de panificação e confeitaria, realizadas nos estandes, entre eles, o da Escola IDPC, do SAMPAPÃO. Nesse âmbito, merecem especial registro as atividades realizadas sob a forma de eventos paralelos, que dinamizaram ainda mais a visita do público à feira.
Foi o caso das palestras sobre desenvolvimento setorial promovidas pela FIESP, as palestras e workshops voltados
para panificação e confeitaria a cargo do SENAC, bem como as ações empreendidas no espaço do SEBRAE Nacional no evento, como fruto de uma parceria institucional da entidade com a FIPAN, trazendo muito conteúdo, conhecimento e instrução para os médios e pequenos empreendedores, bem como para as pessoas interessadas em abrir uma empresa, com o objetivo de profissionalizá-las para enfrentar os desafios do mercado. Isso tudo, sem falar do verdadeiro show de atrações proporcionado pelos espaços especiais instalados na feira – a Arena do Pão, a Arena do Confeiteiro, a Estação Café e o FIPAN PIZZA –, nos quais foi ofertada aos visitantes uma rica programação de palestras técnicas, aulas-show e demonstrações realizadas por profissionais de altíssimo gabarito em cada um desses segmentos.
“A feira, que ano a ano vem cumprindo uma trajetória de contínua superação de metas, foi espetacular. Isso
se observou, notadamente, na promoção de negócios e concretização de vendas: todos os expositores ficaram
muito contentes com os resultados de suas participações, o que é prova de que atingimos plenamente os nossos
objetivos”, comemora Antero José Pereira, presidente do SAMPAPÃO. “Foram quatro dias de uma feira linda e de
muito sucesso. Acompanho a FIPAN desde a sua primeira edição, há 25 anos, e me sinto feliz de perceber que, a
cada edição, ela se supera em termos de organização e resultados”, convalida Rui Manuel Rodrigues Gonçalves,
1º vice-presidente do Sindipan/Aipan-SP e presidente da AIPESP. E a próxima edição da FIPAN já tem data marcada: ela será realizada entre os dias 23 e 26 de julho de 2019.

ESTREITANDO RELACIONAMENTOS
Com foco na panificação, confeitaria e demais estabelecimentos que atuam no foodservice, ao longo de seus 25
anos de história, a FIPAN tem como característica marcante a efetivação de negócios durante a sua realização,
sendo líder em visitação de proprietários, diretores e gerentes. Ou seja, gente altamente qualificada e com
poder de decisão. Aberta aos profissionais e gestores de padarias, confeitarias, restaurantes, pizzarias, bufês, lanchonetes, entre outros estabelecimentos ligados ao dia a dia da produção e comercialização de alimentos, a FIPAN 2018 levou aos profissionais do setor, novidades, tendências e inúmeras atividades ligadas ao conhecimento e desenvolvimento apresentados pelos principais fornecedores nos mais diversificados segmentos da indústria.
E foi com esse espírito que a Lesaffre, indústria francesa de produtos para panificação com mais de 165 anos
de mercado e referência mundial no setor, participou pelo segundo ano consecutivo da feira, desta vez com o objetivo
de apresentar a nova estratégia de expansão da empresa no País e foco na ampliação de sua capilaridade em
pontos de venda, por meio do estreitamento do relacionamento entre a marca e seus clientes e parceiros com o
novo time de gerentes e diretores. “Com um novo time de gerentes e diretores, levamos à FIPAN 2018 a nossa nova
linha de fermentos, além dos nossos tradicionais produtos de varejo Saf-instant e Magimix, que estão de ‘roupa
nova’. A proposta principal foi surpreender o mercado com as novidades de produtos que carregam o nosso DNA
de inovação e tecnologia, sem abrir mão da tradição e conhecimento que nos guiam como referência mundial no
segmento há mais de cem anos”, ressalta Ligia Pugliesi, gerente de Marketing da Lesaffre.
Na área de matérias-primas, quem também marcou presença na feira com um lindo estande foi a Adimix, empresa com mais de 20 anos de atuação no mercado de panificação e confeitaria. “A FIPAN é a nossa principal vitrine de exposição de produtos ao público do setor. Assim, trouxemos para esta edição toda a nossa completa linha de produtos e algumas novidades super especiais, como a mistura para Pão Italiano com Massa Madre Desidratada,
de origem europeia, além de complementos importantes para a nossa linha de Cakes, Recheios e Coberturas,
que a cada ano ganha novos sabores. Além disso, apresentamos lançamentos específicos em embalagens para o varejo, notadamente voltados ao atendimento das lojas de festa, um mercado que vem crescendo muito no Brasil: só em São Paulo são mais de 700”, explica Juliana Narciso, diretora de Marketing da empresa.
Satisfeita com os resultados bastante positivo de sua participação no evento, no qual conseguiu fechar novas
parcerias e também consolidar as já existentes, a Sina, por sua vez, aproveitou sua presença na FIPAN 2018 para
mostrar aos visitantes alguns importantes lançamentos no segmento de margarinas especiais, entre eles a Margarina
Bolos, Massas e Cremes Sina Cheff e a Margarina Folhados & Croissants Sina Cheff. “Este ano, recebemos um número bem maior de clientes em nosso estande, na comparação com os anos anteriores, vindos de todas as regiões do Brasil, principalmente das regiões Norte e Nordeste, o que superou as nossas expectativas”, registra, animado, Anesio Rodrigues Jr., gerente comercial da área de Foodservice da empresa.

INTENSIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS
De olho na oportunidade de encontrar um enorme número de consumidores institucionais num só lugar, quem também fez questão de mostrar para os visitantes da FIPAN 2018 todos os itens de seu portfólio foi a Tovani Benzaquen Ingredientes, com destaque para suas misturas “gluten free”, além de produtos para o público vegano e vegetariano.
“A busca por produtos mais saudáveis e naturais está em expansão. E observamos, inclusive, que esse é um interesse crescente entre os associados do SAMPAPÃO, que já são nossos clientes. Assim, nossa expectativa é de crescer 100% ao ano nesse mercado, especialmente com a ajuda dos agentes de distribuição de todo o Brasil”, destaca Flávio Moribe, diretor comercial da companhia.
Próxima de completar 80 anos, a J.Macêdo também marcou presença nesta edição da feira. Uma das maiores
e mais importantes empresas de alimentos do Brasil, dona de marcas icônicas, sempre lembradas e admiradas pelos
consumidores. “Dentro da estratégia de expansão de negócios da empresa, estamos trazendo para o Sudeste alguns
produtos para panificação, confeitaria e pizzaria que já são bastante conhecidos no Nordeste, como a farinha Dona
Benta e a farinha premium Reserva Especial, além de reforçadores e fermentos para panificação, farinhas específicas
para pizza e pastel e as misturas para bolo. Começamos esse trabalho com agentes distribuidores e atacadistas
parceiros há cerca de um ano e meio em Minas Gerais, com resultado muito positivo. E esperamos que isso se repita
aqui em São Paulo, onde estamos fazendo um trabalho muito forte desde o início deste ano”, registra Italo Rabelo,
analista de negócios da J.Macêdo.
O Moinho Santa Clara, também marcou presença na FIPAN 2018, feira internacional que, segundo Christian Saigh, vice-presidente da companhia e presidente do Sindustrigo, é a mais importante do setor no Brasil e na América Latina para o setor de panificação e confeitaria. “Além dos nossos produtos que são tradição e sucesso em todas as FIPANs, a nossa principal novidade é a intensificação dos investimentos que estamos fazendo nas novas embalagens de papel, que empilham melhor e fazem menos sujeira nas padarias, inclusive com aquisição de novos maquinários para dar melhor impressão ao produto acabado. Todo ano participo de todos os dias da feira, aproveitando o momento para estar mais próximo dos clientes, ouvindo o mercado diretamente. É um momento fantástico para estreitar relacionamentos e sempre sai muita coisa boa daqui”, enfatiza Christian;

FORÇA NOS LANÇAMENTOS
Com a proposta de estar sempre muito próximo dos seus clientes para melhor entender e atender às suas necessidades e expectativas, a Nita Alimentos comemorou em grande estilo seus 50 anos de atividades na FIPAN 2018, com um estande temático à data e surpreendendo os visitantes desta edição da feira com nada menos do que dez lançamentos, entre eles as suas novas Pré-misturas para Bolos Mistos, como de chocolate com café, chocolate com frutas vermelhas e maracujá com hortelã. “A FIPAN é uma feira muito importante para a gente, porque é uma oportunidade ímpar para realizarmos um networking perfeito, com o objetivo de estreitar nosso relacionamento com os clientes. E networking já é negócio. Iniciamos a pré-venda aqui, e a operação se conclui naturalmente lá na frente,
com os nossos representantes”, explica Luiz Fernando Pereira dos Santos, coordenador de Trade Marketing da Nita.

Marcando sua terceira participação na FIPAN nesta edição 2018 da feira, a Nilpan fez sucesso entre os visitantes da
feira com o lançamento de vários produtos, entre os quais o Nil Biscoito de Polvilho, um biscoito leve, conhecido por
alguns como de “biscoito de vento”, que agora passa a ter uma mistura exclusiva e prática oferecida pela companhia.
Novidades também na parte de confeitaria da Nilpan, com os produtos Nil Ganache Avelã e o Nil Ganache Maltado –
que entregam ao panificador maior versatilidade em termos de coberturas para bolos, tortas e trufas, entre outros
– além das apresentações reformuladas do Nil Ganache Branco e do Nil Ganache Meio Amargo. “Mas o grande destaque da nossa participação foi a apresentação das nossas pré-misturas de Nil Panetone Pasta e Pó, com fibras mais longas e mais sabor, cujo resultado fica muito próximo dos panetones artesanais, feitos com fermentação natural”, sublinha Sandro Pallini, sócio-diretor da Nilpan.

SAUDABILIDADE EM PAUTA
Considerando a FIPAN sempre um excelente espaço para reforçar a divulgação das suas linhas de produtos, a Duas
Rodas participou mais uma vez da feira para apresentar o portfólio de sua marca Selecta Chocolates, que oferece
ao mercado mais de 20 produtos, entre coberturas em barras e em lascas, chocolates em pó, ganaches e chocolates
puros em barras, integrados às suas linhas Selecta Namur, Selecta Supreme e Selecta Confeiteiro. “Nossa
marca atende, sobretudo, ao mercado artesanal de chocolates, panificação e confeitaria. Por isso, para nós, é muito
importante estar em uma feira renomada do setor para mostrar e reforçar a qualidade dos nossos produtos, além
de conhecer novos profissionais da área. Recebemos muitos transformadores de todas as regiões do País em nosso
estande, que se interessaram pela Selecta e tiveram a oportunidade de degustá-los e comprovar o sabor, a
textura e as possíveis aplicações dos chocolates da nossa marca”, destaca Marco Paulo Pereira Henriques, gerente
de Marketing da empresa.
Presença assídua e sempre marcante na FIPAN, a Blend Coberturas centrou sua participação no evento
deste ano na divulgação das novidades em fôrmas de silicone de sua parceira, a famosa marca italiana Silikomart,
que permitem a obtenção de resultados surpreendentes em 3D nos produtos finais. “Outro destaque de nosso trabalho na feira, e que vamos continuar a trabalhar fortemente no segundo semestre deste ano, foi a parte de confeitaria com menos açúcar ou com zero adição de açúcar, para atender à demanda crescente de mercado por produtos mais saudáveis. Assim, durante os quatro dias da FIPAN 2018, surpreendemos o público, promovendo uma série de degustações de produtos para provar que, sim, é possível elaborar produtos de excelente qualidade sem açúcar”, conta, bastante animado, Neudo Lambertucci Filho, sócio-diretor da Blend.
Como não poderia deixar de ser, um dos estandes mais visitados da FIPAN 2018 foi novamente o da Kibon, marca de sorvetes que está no coração dos brasileiros, onde foram apresentadas muitas novidades, notadamente nas linhas Magnum, Clássicos, Fruttare e Potes. Como já é tradição, a cada estação do ano, a marca revisita suas receitas para garantir a oferta de sabores e formatos para agradar os consumidores das padarias e de todos os comércios nos quais seus produtos são vendidos, entregando felicidade e integrando-se ao cotidiano das pessoas nos mais diferentes momentos.

EXPANDINDO MERCADOS
A seu turno, mirando avançar no setor de confeitaria, a Aurora Alimentos trouxe para a FIPAN 2018 seus mais novos lançamentos no segmento de lácteo: o leite condensado, o creme de leite e doce de leite da marca.
“Outra novidade que apresentamos na feira – e que fez muito sucesso em nosso estande – foi, ainda, o Filé de Tilápia, congelado individualmente, que oferece grande praticidade para o foodservice das padarias, um canal importante, que a empresa está procurando trabalhar mais, por meio do desenvolvimento de soluções cada vez mais práticas, que entreguem sabor aos clientes e elevados níveis de lucratividade para o panificador”, explica Gisele Araújo, analista de Trade Marketing da Aurora.
Continuamente em busca de novos desafios, investindo, crescendo e ampliando sua posição no cenário nacional,
alicerçada sempre no relacionamento com seus clientes, funcionários e colaboradores, a Serramar possui hoje mais de 800 cooperados ativos, reunindo produtores de diversos municípios do interior do estado de São Paulo.
Em sua primeira participação na FIPAN, a empresa fez o pré-lançamento na feira dos seus leites em pó integral e desnatado na versão foodservice com 25kg, para atender às necessidades das padarias, confeitarias e sorveterias.
“Até agora, atuávamos apenas no mercado do estado de São Paulo, com a oferta de produtos frescos. Mas, com o
leite em pó pretendemos ir mais longe e expandir nossos negócios para outras regiões do Brasil. Ficamos agradavelmente surpreendidos com a nossa participação na FIPAN 2018, porque ela superou – e muito – nossas melhores expectativas.
Fizemos muitos contatos e isso abriu as portas para a comercialização desse e dos outros produtos de nosso portfólio em outros estados”, afirma, feliz da vida, Danielle Godoy, assistente de Marketing da cooperativa.

MAIS VALIAS NOS NEGÓCIOS
A FIPAN 2018 foi também muito rica na exibição e lançamento de máquinas e equipamentos para panificação,
confeitaria e atendimento do segmento de foodservice, sempre com foco na lucratividade e economia, com altas
doses de praticidade, facilidade de operação e, claro, inovação tecnológica.
Com essa proposta central, a Ferneto destacou na feira a apresentação de uma prensa de tortas que permite uma produção/hora média de 400 tortas, e um cilindro automático, que se diferencia dos demais pela robustez e potencia permitindo atender uma produção de larga escala e com massas que podem chegar a 25kg por vez. “A avaliação da participação da Ferneto na edição deste ano da FIPAN é bastante positiva. Crescemos no número de contatos e de negócios concretizados, dando mais um passo na consolidação da marca no mercado, não só enquanto referência de qualidade e inovação nos equipamentos que fabricamos como também no apoio prestado no atendimento comercial e técnico, capazes de gerar rentabilidade e mais valias nos negócios dos nossos clientes, estabelecendo parcerias de confiança que se reforçam permanentemente”, registra Rui Aveiro, diretor da empresa.
Trazendo sempre novidades em todas as suas participações na FIPAN, a Europan lançou nesta edição 2018 do evento seu novo cilindro automático, com mais capacidade e muito mais versátil que seu modelo anterior. “Além
dele, apresentamos uma nova divisora boleadora semiautomática, um equipamento inédito no mercado, de 20% a
30% mais eficiente em termos de produtividade no comparativo com as soluções de operação manual oferecidas
pelos concorrentes. Ou seja, no mesmo tempo e com o mesmo gasto de enérgica, com ele o panificador consegue
produzir muito mais”, pontua Luiz Rodelli, diretor da filial brasileira da companhia.
Já a Ferri fez em sua participação na FIPAN 2018 uma aposta arrojada no pequeno panificador iniciante, aquele
que faz pequenas produções e fabrica pães de fermentação natural, e que, depois, se transforma num grande empreendedor.
“Assim, entre os destaques de nosso estande, trouxemos uma masseira para 5k de farinha, monofásica, que funciona com 220V, com duas velocidades, leve e compacta capaz de produzir 8kg de massa, e, sobretudo, com preço muito atraente”, explica Rinaldo Camargo, sócio da empresa. “Outra novidade que mostramos na feira, com foco na eficiência energética, foram nossos novos fornos para panificação – até 30% mais econômicos – e de pizza, que além de economia de eletricidade, entregam grande produtividade”, pontua Felipe Almeida, responsável pelo Marketing da Ferri.

TENDÊNCIAS MARCANTES
Outra gigante do mercado e presença assídua na FIPAN, nesta sua edição 2018, a Prática continuou a “abraçar” seus
clientes com soluções sempre inovadoras e trouxe para seu estande diversos lançamentos, entre os quais um espiral de ultracongelamento com capacidade de 500kg, para atendimento das pequenas e médias indústrias de panificação.
“Também lançamos aqui um ultracongelador que, além de congelar, permite a reversão do processo para fazer cocção lenta até 80ºC, bem como novos fornos italianos de lastro, que são a “Ferrari” do mercado, e a nova linha de speed-ovens, com lançamento simultâneo nos Estados Unidos e no Brasil”, explica Milton Machado, diretor comercial da empresa.
Destaque mais uma vez na FIPAN 2018 foi, ainda, a participação da Progresso, empresa que participa da feira desde a sua primeira edição. E, cumprindo a tradição de todo ano trazer novidades para o evento, desta vez não foi diferente. Entre os lançamentos da empresa no evento, ganhou especial destaque o da amassadeira basculante
para 250kg de massa pronta e de um grupo automático compacto, acoplado a uma mesa de boleamento contínuo.
“Procuramos sempre trazer coisas novas porque acreditamos que existe uma enorme demanda reprimida no setor e um grande espaço para aceitação desses equipamentos.
Hoje, existe uma tendência muito forte focada na automação. Trata-se de um caminho sem volta para o mercado, porque, a um só tempo, a automação dos processos consegue oferecer redução de custos, eficiência e melhores resultados na produção”, sublinha Ricardo Licheski, sócio e diretor comercial da companhia.

NOVOS SISTEMAS
A modernização imposta pelo setor de panificação como um todo vem motivando empresas a desenvolverem produtos e soluções que melhor atendam o segmento. Assim, a Toledo também aproveitou a FIPAN 2018 para apresentar seus mais recentes lançamentos, entre os quais a balança computadora Prix 6, com recursos tecnológicos
únicos no País) e o módulo gerenciador de vendas MGV Cloud. “Expusemos no estande também a nossa linha Magellan, composta por leitores biópticos de cinco lados de alto desempenho, para ambientes com médio volume de
leitura de código de barras, além do MIT – Mídia Interna, uma solução de mídia digital inovadora, que integra o
ponto de vendas ao mix de comunicação de marketing da loja, contribuindo para a fidelização de clientes e veiculação de promoções”, relaciona Daniel Carioni, analista de produtos da Toledo Brasil.
Muitas novidades também puderam ser conferidas pelo público da feira no estande da Cimapi, que apresentou
na feira toda a sua linha de revestimentos antiaderentes, aplicáveis a assadeiras, que eliminam em 100% a necessidade de uso de óleos, gorduras e desmoldantes.
“Com eles, o panificador consegue aumentar a vida útil da assadeira e dos produtos nas gôndolas, sem interferir
no sabor dos alimentos. Trata-se de um sistema já há muito tempo adotado no exterior, que agora vem ganhando
o interesse dos panificadores no Brasil”, conta Guilherme Buono diretor comercial da empresa.

FERA NA DISTRIBUIÇÃO URBANA
Acompanhando a evolução visual das padarias, confeitarias e demais estabelecimentos do varejo alimentar, quem também marcou sua presença na FIPAN 2018 foi a Arneg, fornecedora de expositores e vitrines para o setor.
“Trouxemos muitas novidades e lançamentos para aumentar a visibilidade e a capacidade de exibição de produtos nessas lojas, com destaque para nossos novos expositores verticais e de gaveta para bolos e tortas, refrigerados e secos, bem como novas soluções para a parte de serviços e atendimento. Estamos investindo muito na ampliação de nossa participação nesse mercado, não só em São Paulo, como em todo o Brasil”, conta Nicola Gafforini, gerente nacional de Vendas da Arneg.
Já para os interessados em renovar o mobiliário de suas padarias e lojas de foodservice, a Dellabruna apresentou
diversos lançamentos em sua linha de móveis com design moderno, para oferecer conforto aos clientes e dar um upgrade na estética e no visual desses estabelecimentos.
“Os destaques de nosso estande foram, principalmente, as novidades na nossa linha de poltronas, boothies e alguns acessórios de mobiliário, como cadeirões infantis e lixeiras, fruto de um trabalho de atualização que realizamos em nosso catálogo”, explica Fernando Dellabruna, engenheiro de Produção da empresa que leva o seu sobrenome.
Repetindo e ampliando o sucesso de sua participação na feira no ano passado, a Soft Works, por sua vez, mostrou
em seu estande na FIPAN 2018 o primeiro calçado fabricado em EVA com biqueira de composite, destinado a profissionais da indústria alimentícia em setores em que haja risco de queda de objetos sobre os pés. “Trata-se de
uma inovação em prol da segurança dos trabalhadores, associada a um design moderno e boa ergonomia”, afirma
Camilo Mendonça, diretor da empresa. “E a FIPAN 2018 foi o lugar perfeito para fazermos esse lançamento, que fez
muito sucesso e chamou muito a atenção dos visitantes durante os quatro dias da feira”, complementa José Carlos
Vilela, sócio de Camilo na Soft Works.

O mesmo sentimento de satisfação relacionado à participação na feira é manifestado por Lucas Lins, coordenador de Marketing e Produtos da Citroën. A empresa fez a pré-estreia de seu novo utilitário Berlingo – em versão única como furgão, para uma capacidade de carga de 800kg em espaço de 3m³ durante a FIPAN 2018. Como recurso de conveniência e que também resulta em mais produtividade na distribuição urbana, o veículo possui porta lateral deslizante de série. “Com motor 1.6 com 122 cv a 5.800rpm e torque 16,1kgfm a 4.000rpm, associado a uma caixa de câmbio manual de cinco marchas, ele é o mais potente do segmento em que atua”, destaca Lucas.
Ainda segundo ele, o modelo é mais um passo da empresa em sua ofensiva no segmento de veículos comerciais leves, depois do lançamento do Citroën Jumpy no ano passado, movimento que terá continuidade com o lançamento da nova versão do Citroën Jumper, até o final de 2018.

DESTAQUES DA CONFEITARIA
Pelo segundo ano participando da FIPAN, no estande da Mara Cakes estava Edimara Angelo de Souza Gasquez, a Mara, conhecida pelas confeiteiras. “É incrível! Já no segundo dia da FIPAN 2018, todas as minhas expectativas, tanto de negócios, quanto de visitação de público foram superadas. Este ano, caprichamos no visual do estande e reservando nele, um espaço maior para a ‘lojinha’, na qual comercializamos os produtos da minha marca”, conta Mara, muito feliz com os resultados de sua participação em mais esta edição da feira.
Em outro ponto dos pavilhões do Expo Center Norte, o estande de outro nome de destaque da confeitaria também fez o maior sucesso. Nele, a artista de bolos florais Amélia Lino, precursora dos agora famosos flower cakes no Brasil, mostrou toda a sua técnica para os visitantes.
O espaço de Amélia na FIPAN 2018 ganhou o nome de “A Casa das Flores” e contou com três balcões, nos quais foram realizados diversos treinamentos gratuitos, ministrados por nada menos do que 90 profissionais ao longo da programação. “Eu nunca tinha tomado contato com tantas pessoas juntas num mesmo lugar para falar e mostrar o meu trabalho. E fiquei muito feliz com os resultados!
Dada a importância e notoriedade deste evento, também fiz questão de lançar aqui o meu primeiro livro, o “Flower Cakes”, no qual apresento receitas de família, bolos, passo a passo de flores em bicos de confeitar e, claro, um pouco da minha história”, destaca Amélia, com um grande sorriso.