IPC 827

DESTAQUE – VERÃO E PADARIA: A COMBINAÇÃO MAIS QUE PERFEITA! – Pág.10

Invista na qualidade e na criatividade dos produtos e serviços para vender mais e aproveitar todas as oportunidades da estação mais quente do ano em sua padaria.

As pessoas mal podem esperar. Com a chegada do final do ano, começam os preparativos para o Verão, que, em 2020, promete ser “beeem” quente. Nessa estação, os corpos ficam mais à mostra nas praias e piscinas, e as academias ficam lotadas. Tendo isso como ponto de partida, intensificar a oferta de alimentação saudável e fitness, com a criação de opções de “Verão” – com vegetais, frutas e carnes mais leves, sanduíches especiais, “quentinhas fit” ou saladas com frutas da estação – já é a primeira dica infalível para a sua padaria.
Que tal, por exemplo, surpreender seus clientes com saladas de pote, em vidros e/ou copos de plástico transparentes? Simples e fáceis de preparar, elas são super práticas para eles consumirem no local ou levarem para aonde eles quiserem, uma vez que, por terem tampas, conservam o conteúdo melhor e por mais tempo, impedindo o contato direto do alimento com o ambiente externo, não possuem odor e, ainda, ajudam a controlar a porção, um argumento “matador” para quem está de olho na dieta.
Pensar na apresentação das saladas de pote também é muito importante. Para que fique mais fácil na hora de comer, a preparação deve ser feita em camadas. Concentre o molho na primeira camada, seguida dos ingredientes densos como tomate, milho, pepino e cenoura. Por fim, as folhas devem ficar por cima, o que impede que elas fiquem murchas ao entrar em contato com o molho, bastando que o cliente dê uma leve chacoalhada no pote na hora que for consumir.
Outro produto que não pode faltar em sua casa são as quiches, com pegada mais leve para o Verão, como a de Salmão com Manga ou a de Chester com Abacaxi, por exemplo. Outras sugestões mais clássicas são a de Frango com ou sem requeijão, a de Alho Poró com Muçarela e Queijo Parmesão, a de Muçarela de Búfala com Tomate Seco e, ainda, a tradicionalíssima Lorraine, recheada com presunto, muçarela e queijo parmesão. Todas elas, é claro, também podem ser combinadas com saladas, tais como, por exemplo, a de Alface e Tomate (ou Alface Americana), Rúcula, Tomate, Muçarela, Presunto, Palmito e Azeitona, ou, ainda, a opção de Alface Americana, Cenoura Ralada, Tomate Cereja, Atum, Azeitona e Batata Palha.

SANDUÍCHES E SUCOS
Com os termômetros marcando temperaturas elevadas, as vendas de sanduíches e sucos também disparam. E, as padarias que capricharem na oferta desses alimentos no cardápio, sem dúvida, terão um Verão lucrativo. No Verão, as pessoas tendem a passar mais tempo na rua – e, consequentemente, alimentam-se mais fora do lar – as vendas de lanches costumam aumentar até 40%. E a tendência para eles nessa época também é a busca por opções light, advinda da preocupação com a forma física e a saúde. Então, isso sugere a elaboração de sanduíches leves, de fácil produção e alto valor agregado.
Digna de atenção especial na estação é a oferta de uma ampla variedade de sucos naturais, preparações que podem ser obtidas a partir da fruta in natura ou de polpa congelada. Sua preparação, em geral, apesar de ser simples, exige alguns procedimentos que devem ser seguidos, visando à padronização. Muitos clientes dispensam o açúcar e o adoçante, preferindo consumi-los “puros”. Mas se o cliente pedir adoçado, a dica é colocar duas colheres de açúcar refinado, misturar e servir em seguida. Caso ele opte pelo adoçante, o melhor é oferecê-lo à parte, para que ele mesmo faça a mistura. Já o preparo do suco de fruta a partir da polpa congelada, pode ser feito com ela ainda resfriada ou após o seu descongelamento. Independentemente disso, 100ml de polpa é suficiente para preparar 200ml de suco.
E claro, não se esqueça dos sucos detox e funcionais, da água de coco e dos drinks sem álcool harmonizados para que a sensação final seja refrescante: frutas tropicais e cítricas (tangerina, limão, laranja, carambola, abacaxi) e aquelas especiais da estação (como lichia e romã) entram em foco, sempre com muito gelo no copo. No Verão, é legal também caprichar no uso de ervas como hortelã, alecrim, capim-santo e manjericão. E se quiser dar um toque mais “quente” no sabor e no visual dessas bebidas com o uso de pimentas, escolha aquelas que não “ardem” tanto, como a rosa e a biquinho.

CRIATIVIDADE NA CONFEITARIA
Por sua vez, a área “doce” de sua padaria, é claro, também merece receber um super “up” no Verão. A oferta de sorvetes – industrializados e/ou de fabricação própria – é absolutamente obrigatória, assim como um bom cardápio turbinado de doces e sobremesas geladas produzidas a partir deles.
Abuse também da criatividade para vender mais itens de sua confeitaria. Algumas dicas: bolos divertidos no palito em forma de picolés ou na casquinha de sorvete; bolos mais leves sem cobertura (naked cakes), e com frutas da estação; e bolos e saladas de pote à base de frutas gostosas e refrescantes, como a melancia, o morango e o abacaxi.
E olha esta última dica: entre seus diversos tipos, versões e composições, os iogurtes, quando misturados às frutas, potencializam ainda mais seus benefícios para saúde. A harmonização desses ingredientes, além de deliciosa, é versátil e ótima para encaixar nos mais diversos momentos do dia a dia de seus clientes. A combinação de frutas e iogurte é uma forma simples e saudável de agregar nutrientes na alimentação. Natural, desnatado, light, diet ou grego, com banana, maçã, morango, kiwi, manga… Todas são ótimas opções para oferecer o iogurte na sua padaria. E você ainda pode acrescentar castanhas, nozes, granola, linhaça, entre outras sementes, para deixá-los ainda mais poderosos.