destaque, IPC 828

DESTAQUE – UMA PÁSCOA COM MARCA PRÓPRIA: A SUA! – Pág.10

Fabricar ovos com a marca de sua padaria é uma boa pedida para esta Páscoa. Mas você precisa avaliar bem os pré-requisitos para surfar nessa onda.

 

A Páscoa 2020 é o primeiro teste de fogo da recuperação econômica do varejo brasileiro. Embora os números de 2019 da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) ainda não estejam fechados, esses setores caminharam bem e estamos otimistas em relação à 2020. Juntas, as indústrias de chocolates, amendoim e balas – que geram 42 mil empregos diretos e somam um faturamento de R$ 26,4 bilhões – prometem continuar trabalhando duro para contribuir com o crescimento do mercado.

A par da indústria, que trabalha a todo vapor para lotar os comércios com os mais diversos e exóticos tipos de ovos de chocolates das grandes marcas. Muito embora esses lançamentos estejam muito mais na obtenção de resultados mirada no desempenho do canal alimentar (leia-se os super e hipermercados), os panificadores também podem lucrar com a venda deles em suas padarias, dependendo de alguns fatores, como a existência de um bom espaço para exposição.

Contudo, o diferencial para esse tipo específico de estabelecimento pode estar na outra ponta, como investir na sofisticação, por meio da produção e venda de seus próprios ovos de chocolate, incluindo aí uma boa dose de criatividade, desde a escolha dos ingredientes até a das embalagens para acondicionar essas verdadeiras e deliciosas joias.

 

PASSO A PASSO

Se você comprou a ideia, a primeira coisa que deve fazer é avaliar a sua produção. Sim, vender ovos com a marca própria de sua padaria pode ser uma boa ideia para aumentar suas vendas na Páscoa, mas você precisa fazer uma análise de viabilidade da fabricação desse tipo especial de produto aí na sua casa.

Assim, algumas coisas que você tem que analisar com muita atenção são, por exemplo, se há espaço disponível nos seus “bastidores” industriais, se você tem mão de obra capacitada para fazer isso, se a rotina do seu negócio será afetada de alguma maneira – e quanto – com essa produção especial e até se os ovos que você vai fabricar serão, realmente, de boa qualidade e vão agradar os seus clientes. Nada de novo, entretanto, porque você já deve estar habituado a fazer essas perguntas toda vez que pensa em começar a fazer algo diferente em sua panificadora.

Se você respondeu “sim” a todas elas, o próximo passo é pensar quais tipos de chocolate deverá utilizar para produzir os ovos. Não há grande segredo nisso, porque, como você sabe, os ovos de chocolates das melhores marcas são produzidos com chocolates puro, tanto ao leite, quanto amargo e branco. Como o ambiente das  padarias é geralmente quente, é recomendado considerar a produção de ovos com chocolates fracionados, daquele tipo utilizados para glaçar bombons e fazer casquinhas de chocolate. Por conterem um maior teor de gordura vegetal em sua composição, eles são mais firmes e derretem com mais dificuldade. Em compensação, são chocolates menos saborosos e de qualidade um pouquinho inferior. Por isso, é interessante usá-los para formar a casca do ovo e ousar no recheio para compensar.

Quanto ao tipo de ovos que você pode produzir, aí, o “céu é o limite”. Tudo depende da sua criatividade e da capacidade de sua equipe para desenvolver essas maravilhas. Uma boa dica, se for utilizar o chocolate fracionado, é interessante produzir ovos recheados com outros doces, especialmente se eles forem especialidades da sua padaria, garantindo a qualidade e a marca registrada do produto. Doce de leite, brigadeiro, mousses são algumas das opções de recheios que costumam ter boa saída, assim como os ovos “de colher”, categoria em que você pode abusar de recheios cremosos e deliciosos. Mas, se você também quiser recheá-los com outras coisas, e não necessariamente com algo cremoso, invista em soluções que nunca saem da moda, com confeitos de chocolate coloridos, balas e bombons, além de algumas coisas inovadoras, tais como cupcakes e macarrons, tendências sempre em alta.

 

ORGÂNICOS E VEGANOS

Mais do que nunca, inovação tem que ser a marca registrada de qualquer padaria. Por isso, não esqueça também de incluir no “cardápio” de seus ovos de Páscoa, as delícias de chocolate voltadas ao atendimento da proposta de saudabilidade, uma tendência de mercado que cresce a cada dia, para agradar tanto seus clientes que embarcaram nas ondas “fitness”, orgânica ou vegana, quanto aqueles que têm algum tipo de restrição alimentar, como é o caso dos diabéticos, dos celíacos e das pessoas que apresentam intolerância à lactose. Aí, uma dica infalível é recorrer aos fornecedores que oferecem soluções nesse sentido em termos de ingredientes.

E uma das empresas que pode lhe oferecer um amplo leque de opções para o atendimento dessa “pegada” é a Ouro Moreno, empresa localizada em Colina, no interior de São Paulo, com ampla rede de distribuição de produtos. “Somos uma empresa que trabalha com ingredientes 100% naturais, de origem certificada. Trazemos as amêndoas orgânicas de cacau tipo exportação diretamente da Bahia, e fazemos todo o processamento delas – da seleção, passando pela torra até a moagem – aqui em nossa fábrica, dentro dos mais rigorosos controles de fabricação. Nossos chocolates apresentam diferenciais enormes em relação àquilo que a gente encontra normalmente no mercado. Por exemplo, usamos maltitol como agente de corpo e sucralose para o dulçor. Além disso, são livres de química e de lecitina de soja, amplamente utilizada pela maioria de nossos concorrentes”, explica Haroldo Guimarães Neto, diretor comercial e de Desenvolvimento, e filho do médico fundador da empresa.

Na Linha Culinária da Ouro Moreno, o panificador vai encontrar tudo aquilo que precisa para produzir seus ovos de chocolate de marca própria, com destaque para o Chocolate Natural Fragmentado (o único no Brasil) e o Chocolate Natural em Gotas, ambos oferecidos nas versões com 50% e 70% cacau, normal e diet. Além disso, suas formulações exclusivas com manteiga de cacau e isentas de lactose, glúten e soja, também vai proporcionar mais qualidade e cremosidade para seus  bolos, tortas, brownies e sorvetes. Complementarmente, em seu portfólio para Páscoa 2020, a Ouro Moreno também está acrescentando oito lançamentos em ovos prontos para a venda em sua padaria: os Puro Cacau Natural 50% e 70%; os Puro Cacau Natural Diet 50% e 70%; o Branco Natural 35% Cacau, nas versões normal e diet; e a grande novidade: os ovos Preto e Branco Puro Cacau, também nas versões normal e diet.

Então, avalie sua produção e, se sentir firmeza, provisione-se desde já para fabricar seus ovos de chocolate!