IPC 821

COMEMORAÇÃO – MUITA FESTA EM HOMENAGEM AO PÃO – Pág. 20

Segunda edição da Corrida do Trigo e distribuição de kits na Av. Paulista marcam as comemorações do Dia Mundial do Pão do SAMPAPÃO.

 

Este ano, dois super eventos organizados com a participação do SAMPAPÃO comemoraram de maneira muito especial o Dia Mundial do Pão. No domingo, 14 de outubro – portanto, dois dias antes da data oficial do evento, dia 16 – foi promovida, no Parque do Ibirapuera, a segunda edição da Corrida e Caminhada do Trigo, realização da entidade dos panificadores de São Paulo em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias do Trigo (Abitrigo), com o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) e, ainda, com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

O evento contou com o patrocínio de um grande número de empresas, entre elas o Moinho Santa Clara, Rosa Branca, Anaconda, Bunge, Pullman, Nita e Barilla. A largada das provas de 4KM e de 8KM se deu pontualmente às 7h00, em frente ao Obelisco aos Heróis de 32, com a participação de mais de 5.000 atletas, entre corredores amadores e profissionais, segundo os dados da Yescom organizadora do evento.

Para Antero José Pereira, presidente do SAMPAPÃO, a prova foi, mais uma vez, um grande sucesso: “Sem dúvida a corrida foi mais uma ação positiva a favor do trigo e é a prova de que a parceria entre as entidades que representam o setor rendeu um resultado muito bom”, enfatizou. “A corrida está linda, o tempo desta manhã ajudou, e é muito bom ver que todos os tipos de pessoas estão participando, jovens, gente com mais idade e até mesmo pessoas com algum tipo de dificuldade de mobilidade, todos unidos, lutando pelo esporte. Afinal, esporte e trigo têm tudo a ver”, registrou, por sua vez, Rui Manuel Rodrigues Gonçalves, presidente da AIPESP e vice-presidente do Sindipan/Aipan-SP.

“Nesta edição, dobramos o número de atletas participantes em relação ao ano passado. Essa prova é importante para passarmos à sociedade a imagem de que o trigo é fonte de energia. Somos uma sociedade que pretende ter uma boa qualidade de vida e, para isso, precisamos nos alimentar melhor e nos exercitar mais”, destacou, a seu turno, Ricardo Tortorella, diretor da Abitrigo. “O evento atrela o consumo destes alimentos à saudabilidade e ao esporte. A primeira edição foi um grande sucesso e esperamos promover uma nova prova em 2019”, reforçou o presidente do Sindustrigo, Christian Saigh, que participou da prova nas duas edições, fazendo o registro da repercussão positiva do evento. “A corrida conseguiu reunir a cadeia do trigo, além de promover esse cereal milenar entre os inscritos. Trigo é saúde e com essa ação conseguimos enfatizar essa ideia, dobrando a participação das pessoas na segunda edição”, pontuou também Claudio Zanão, presidente executivo da ABIMAPI.

 

EVENTO NA PAULISTA

Já no dia 16 de outubro, o SAMPAPÃO comemorou o Dia Mundial do Pão com a sua tradicional distribuição de pães em frente ao prédio da FIESP, na Av. Paulista, com o patrocínio da Coca-Cola/FEMSA.  Na ocasião, o presidente Antero destacou que a data é uma comemoração oficial instituída pela União Internacional de Panificação e Confeitaria (UIBC). “Ao todo, distribuímos 10 mil kits, com dois pães, um refrigerante e um tablete de manteiga, além de folhetos explicando os benefícios do pão, elaborado pela Escola IDPC”, registrou. “Essa comemoração é uma oportunidade ímpar para divulgação do pão, como um dos melhores produtos do mundo”, pontuou, por sua vez, o Rui Manuel Gonçalves.

Figura assídua nos eventos do SAMPAPÃO, o deputado Federal Arnaldo Faria de Sá fez questão de prestigiar a comemoração. “Deveria estar em Brasília, mas passei por aqui rapidamente para pegar um pãozinho nosso de cada dia e garantir esse trabalho maravilhoso que é feito pelo SAMPAPÃO”, sublinhou. Sempre apoiando as iniciativas da entidade, quem também participou ativamente mais uma vez da distribuição dos kits na Paulista foi o vereador Toninho Paiva: “O Dia do Pão significa a união da família, das comunidades, pobres ou ricas. O pão representa tudo que temos, porque Cristo mostrou sua verdadeira ceia dividindo os pães”, afirmou, deixando a sua mensagem.

Fotos Tadeu Sakagawa